Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Região de Londrina

Justiça anula eleição da Câmara Municipal de Jataizinho

Rafael Fantin - Redação Bonde
05 abr 2015 às 17:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Vara de Fazenda Pública de Ibiporã anulou no último sábado (4) a eleição que definiu a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jataizinho, na Região Metropolitana de Londrina, acatando o pedido do vereador Adilson Gonçalves da Silva (PDT).

O novo presidente do Legislativo, Maurílio Martielho (PSD), foi escolhido no dia 15 de dezembro para permanecer no comando da Casa no biênio 2015-2016, mas, a oposição foi impedida de participar do pleito já que o vereador Cicero Aparecido Guimarães (PDT) se inscreveu nas duas chapas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a liminar, a assessoria jurídica da Presidência emitiu parecer no sentido de "inabilitar a chapa Renovação, por não obedecer o princípio da proporcionalidade partidária, havendo dois candidatos do mesmo partido, sem a devida justificativa, e conter pretendente ao cargo de 1º Secretário, vereador que já havia protocolado inscrição de outra chapa, sem haver desistência expressa."

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento na cultura

Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal

Imagem de destaque
Eleições municipais de 2024

Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco


No entanto, após questionamentos do judiciário, a Câmara Municipal de Jataizinho confirmou que o Regimento Interno da Casa "necessita de reparos", pois a inscrição de um candidato em duas chapas "encontra-se omissa" no documento.


Além de anular da eleição, a Justiça ainda determina a convocação de nova eleição em sessão extraordinária com multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento e assegura a participação da chapa Renovação com substituição do vereador Guimarães.

Até a realização de nova eleição, a liminar afirma que o vereador mais idoso da Câmara deve permanecer na presidência da Casa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo