Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Medida cautelar

Justiça proíbe Boca Aberta de emitir ofensas contra promotores

Guilherme Marconi - Grupo Folha
29 jun 2021 às 16:23
- Lula Marques/ Fotos Públicas
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Em caráter liminar, o juiz João Henrique Coelho Ortolano, da 5ª Vara Criminal de Londrina, determinou que o deputado federal Boca Aberta (Pros) cumpra medida cautelar pelos crimes de calúnia, difamação e injúria cometidas contra o coordenador do Gepatria (Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa) Renato de Lima Castro e contra a promotora de Justiça, Leila Schimiti. Ainda cabe recurso no TJ (Tribunal de Justiça).


A medida cautelar, diversa à prisão, foi imposta após representação formulada por Lima Castro diante de vídeos e áudios que têm sido divulgados de forma reiterada, além de áudios enviados em grupos e para a imprensa acusando o Ministério Público e o Judiciário com ofensas pessoais contra os promotores. "As declarações proferidas pelo representado superam os limites de sua liberdade de expressão, uma vez que teria atingido a honra objetiva e subjetiva do promotor de Justiça Renato de Lima Castro, em represália à sua atuação como Coordenador do Gepatria, do Ministério Público em Londrina, ao ajuizar ações civis públicas em face do requerido e seus familiares. Nesse mesmo sentido, o representado passou a ofender a honra objetiva e subjetiva da Promotora de Justiça Leila Schimit", escreveu o juiz.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os ataques de Boca Aberta contra o Ministério Público, contra jornalistas e veículos da imprensa subiu o tom após início das investigações de um suposto desvio de kit escolares que deveriam ser distribuídos na íntegra para cinco colégios estaduais de Londrina por meio do Paraná Esporte, órgão da Secretaria Estadual de Educação. O assunto virou alvo de uma ação de improbidade administrativa contra o deputado estadual Boca Aberta Junior (Pros). O deputado estadual também responde a outro ação de improbidade por suposto esquema de 'rachadinha' de salários em seu gabinete na Assembleia Legislativa. Os processos foram ajuizados pelo promotor do Gepatria.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


Prisão no Creslon

Publicidade


Boca Aberta foi procurado pela FOLHA, mas está detido no Creslon (Centro de Ressocialização de Londrina) desde segunda-feira (28). Ele cumpre pena imposta pela Justiça de 22 dias de prisão em regime semi aberto. Trata-se do resultado da acusação feita pelo MP (Ministério Público) de perturbação de sossego de funcionários da UPA Sabará por conta da chamada "blitz da saúde".


Leia mais na Folha de Londrina.

Atualizada em 05/07/2021 às 9h25


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade