A Prefeitura de Londrina confirmou no final da tarde desta sexta-feira (13) que Francisco Eugênio de Souza deixou o cargo de secretário de Saúde, que assumiu no início do ano com a posse do prefeito Alexandre Kireeff (PSD).
Ele será substituído interinamente pelo servidor de carreira, o médico Eduardo Cristofoli Silva, atual diretor do serviço de vigilância e emergência da Autarquia Municipal de Saúde.
No início deste mês, a 1.ª Vara da Fazenda Pública de Londrina determinou a indisponibilidade de bens de Souza e de 14 servidores municipais e um servidor estadual, por irregularidades cometidas no último concurso público para preenchimento de vagas na Secretaria de Saúde. O processo seletivo foi anulado pela prefeitura após recomendação do Ministério Público que apontava plágios de questões e a suspeita de vazamento de informações durante a confecção das provas.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
Em um comunicado divulgado à imprensa, Souza admite que ação civil pública "desencadeou" o afastamento do cargo público.
"Tenho certeza da lisura dos meus atos, e me retiro com a consciência tranqüila de que o esclarecimento chegará no tempo certo. Apesar de a propositura da Ação Civil Pública em que sou réu ter sido o ato que desencadeou meu afastamento, tenho convicção de ser um fato facilmente contestável, mas que me coloca certamente numa situação de fragilidade. Posto isto, entendo que minha exoneração tem um cunho de preservação, tanto para minha imagem quanto para meu nome, pelos quais sempre zelei", declarou o ex-secretário.