No Dia Mundial da Alimentação, que se comemora nesta terça-feira (16), o Ministério da Saúde lança uma série temática de cartazes com "Os 10 Passos para uma Alimentação Saudável". As orientações são direcionadas às diferentes etapas do ciclo da vida: crianças menores de dois anos, outro para o público com idade entre dois e 10 anos, adolescentes, adultos e para pessoas com mais de 60 anos.
Os cartazes trazem dicas sobre alimentação para as pessoas saudáveis. Em situações como diabetes, hipertensão ou colesterol alto, as orientações nutricionais são específicas e devem ser dadas por um nutricionista. Eles estão disponíveis no endereço eletrônico www.saude.gov.br/nutricao.
A apresentação na forma de passos permite que a pessoa siga a orientação que lhe pareça mais fácil, para que possa usá-la todos os dias. Não é necessário que todos os passos sejam seguidos de uma vez e também não é preciso seguir a ordem dos números sugeridos nos 10 Passos.
Leia mais:
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Dia Mundial da Alimentação - A data é comemorada há 27 anos e, segundo a coordenadora da Política de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Ana Beatriz Vasconcellos, o Brasil tem razões para celebrar. "Já alcançamos as metas de redução da pobreza e da fome propostas pelas Nações Unidas. A desnutrição em crianças menores de cinco anos, medida por três pesquisas de base nacional, teve queda de 75% em 30 anos", comemora a coordenadora.
Apesar da conquista, ela ressalta que "a luta pela eliminação da desnutrição exige a continuidade e o aperfeiçoamento das ações de atenção básica, vigilância nutricional e promoção da alimentação saudável na gestação e principalmente durante os primeiros dois anos de vida", pondera.
Os cartazes 10 Passos para uma Alimentação Saudável ficarão disponíveis para download no site da Coordenação Nacional da Política de Alimentação e Nutrição, no endereço: www.saude.gov.br/nutricao. Desta forma, poderão ser reproduzidos por todas as instituições interessadas em promover a alimentação saudável e, no próximo ano, também será oferecida a versão impressa dos cartazes, para as unidades de atenção básica.