O governador Jaime Lerner (PFL) iniciou a reforma do secretariado confirmando a nomeação de seis novos secretários para sua equipe administrativa. Também anunciou a extinção de seis cargos do primeiro escalão (quatro secretários e dois assessores especiais) e a criação de quatro coordenadorias de áreas que vão fazer a interligação entre as secretarias e a chefia do Poder Executivo paranaense.
"O governo do Paraná vai viver um novo momento, reestruturando-se para consolidar um longo processo de transformação do Estado, iniciado em 1995. A partir de agora vamos levar o governo para mais perto da população", discursou Lerner.
Conforme a Folha vinha anunciando desde o meio da semana, o deputado federal Rafael Greca (PFL) é o novo secretário da Comunicação, no lugar do jornalista David Campos. Ingo Hubert deixa a presidência da Copel para substituir Giovani Gionédis na Fazenda. Lúcia Camargo será substituída pela atual diretora da Fundação Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter. O presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), José Andreguetto, será secretário do Meio Ambiente, na vaga hoje ocupada por Hitoshi Nakamura.
Leia mais:
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Roberto Smijtink, que estava interinamente (desde julho) no cargo de Maria Elisa Paciornick foi efetivado como secretário da Administração. Ele vai acumular a secretaria especial de assuntos da Previdência. Seu antigo titular, Renato Follador, não vai permanecer no governo. Outra novidade na reforma do primeiro escalão foi a instituição de uma secretaria de Integração regional - "que terá função administrativa e não política", assegurou Lerner. O novo secretário é o médico Mário Edson Fischer.
Na próxima semana o governador deve encaminhar à Assembléia Legislativa a mensagem do anteprojeto de lei para a criação dessa pasta. Lerner se comprometeu em anunciar até segunda-feira os substitutos de Heinz Herwig (atualmente conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná), nos Transportes; e de Alcyone Saliba, na Educação.
Os novos secretários tomam posse até a próxima terça-feira. O diretor-geral da secretaria de Transportes, Wilson Justus, continua na interinidade até o anúncio do novo titular. Lerner alegou "questões de ética" para não divulgar os nomes das pessoas que fazem parte da lista tríplice dos substitutos da secretária de educação.