Dos quatro secretários especiais do governador Jaime Lerner, dois deles podem ficar tranquilos porque já estão com emprego garantido pelos próximos anos. Gerson Guellmann e Caio Soares vão ser indicados para o cargo de controladores do Tribunal de Contas do Paraná. Conforme a Folha adiantou no sábado, o governador já começou um processo na Assembléia Legislativa para acelerar a regulamentação da lei que criou, no final do ano passado, sete cargos de controladores do TC. A decisão é mais uma medida de Lerner para acomodar seus aliados políticos em cargos estratégicos na administração pública estadual.
A criação do cargo de controlador é bastante polêmica, já que é vista dentro do Tribunal de Contas como uma forma de burlar a realização de concurso público para preencher o cargo. A função é semelhante a dos auditores, que são escolhidos através da seleção, determinada pela Constituição Federal. O conselheiro aposentado do TC, João Féder, por exemplo, classifica a criação do cargo de controlador como uma "aberração". Em onze estados brasileiros o Ministério Público conseguiu barrar a criação desses cargos.
O salário médio de um controlador é de R$ 6 mil ao mês. As sete vagas a serem preeenchidas, obedecem praticamente o mesmo trâmite da indicação dos conselheiros do TC. A Assembléia Legislativa indicaria cinco nomes, e o governo do estado os outros dois: um deles, de livre escolha, e outro mediante um acordo entre auditores e procuradores do Ministério Público junto ao TC. Na prática, entretanto, Lerner conta a seu favor a grande influência que exerce sobre os deputados estaduais, que ficou evidente na indicação do conselheiro Heinz Herwig, por exemplo.
Leia mais:
Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
Ou seja, o governador poderá indicar sete pessoas de sua extrema confiança para ocupar os cargos. A criação dos cargos de controladores no TC do Paraná só foi possível graças a uma articulação entre o líder do governo, deputado Valdir Rossoni (PTB), com os deputados de oposição Orlando Pessuti (PMDB) e Caíto Quintana (PMDB). A oposição também estava de olho nos novos cargos políticos.