O governador Jaime Lerner (PFL) assinou hoje (10/08), no Colégio Rui Barbosa, em Jacarezinho, o projeto de lei que será encaminhado à Assembléia Legislativa propondo a criação da Universidade do Estado do Paraná (Unespar). O projeto prevê a integração de onze faculdades estaduais.
A solenidade estava programada para a Praça Rui Barbosa, a dois quilômetros do colégio, mas foi transferida de local momentos antes por causa de uma manifestação de cerca de 500 estudantes contrários ao projeto. Os manifestantes, portando bandeiras e faixas, classificaram o projeto de lei como 'político e autoritário'. Para eles, o funcionamento e a estruturação da Unespar serão definidos através de atos do governo, sem a participação da comunidade acadêmica.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas se concentravam na praça para a solenidade. A multidão esperou por quase três horas o governador, sem ser avisada sobre a transferência do evento. Segundo a direção da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi), estavam presentes caravanas de toda a região para apoiar o projeto.
* Leia mais em reportagem de Benedito Teles na Folha do Paraná/Folha de Londrina deste sábado