Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lerner pede "cada vez mais unidade" em sua equipe

Rubens Burigo Neto - Folha do Paraná
12 nov 2000 às 11:46

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao anunciar a reforma de seu secretariado, anteontem em Curitiba, o governador Jaime Lerner (PFL) passou a adotar um discurso mais popular e, para que isto seja possível, na prática, assegurou que iria "exigir cada vez mais unidade" em sua equipe. "A nossa visão de transformação a gente faz com vontade política; solidária e estratégica, numa equação de co-responsabilidade", discursou. Na sextra-feira Lerner anunciou a nomeação de seis novos secretários, a extinção de seis cargos do primeiro escalão (quatro secretários e dois assessores especiais) e a criação das coordenadorias de áreas (que vão fazer a interligação entre as secretarias e o Poder Executivo).

O governador garantiu que não haverá nenhuma "super-secretaria", e tratou de dissipar qualquer especulação em torno de uma eventual disputa por espaço entre o novo secretário da Comunicação, Rafael Greca, e o secretário-chefe da Casa Civil, Alceni Guerra. Os dois não escondem a pretensão de substituir Lerner a partir de 2002.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Jamais admitiria a pré-candidatura de qualquer secretário. São nomes de visibilidade. Mas, até junho de 2002, não podemos especular", afirmou. Ainda na defesa de seu "novo governo", Lerner afirmou que sua "preocupação permanente" é o Paraná e que, por isso, não pensa na sucessão presidencial. "Na vida pública, exercendo bem o cargo que ocupamos, a gente se qualifica (para ser candidato a outros cargos)", desconversou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

Imagem de destaque
Medida poderia prejudicar estudantes

TCE revoga cautelar que suspendia licitação para compra de uniformes em Londrina

Imagem de destaque
Menção honrosa

Lidia Maejima é homenageada pela Assembleia Legislativa do Paraná

Imagem de destaque
Leia o Substitutivo

Câmara de Mandaguari discute Projeto de Emenda à Lei Orgânica


O governador disse que vai assumir a "obrigação" de visitar "todos os cantos" do Paraná. Daí a grande importância que deu à criação da secretaria de Integração Regional que, avisou Lerner, "terá a função administrativa e não política". O novo secretário é o médico veterinário Mário Edson Fischer. Especialista em administração pública, Fischer era o sub-chefe da Casa Civil.

Publicidade


Caberá a ele, principalmente, cumprir a determinação que o governador repetiu por diversas vezes anteontem - "levar o governo para mais perto da população". A pouco mais de dois anos do fim de sua segunda administração, o governador anunciou que vai percorrer o Estado "como qualquer cidadão". "É o momento do arremate da transformação. Vamos combater permanentemente o isolamento do poder, porque é no isolamento que se acentuam as falhas. Quando o poder se aproxima do povo, melhoram as suas qualidades", argumentou.


Lerner disse que a secretaria de Integração Regional foi criada para mostrar os "avanços" conquistados pelos paranaenses durante seus dois mandatos. "Até para que saibam que nosso governo fez obras." O secretário da Comunicação parece que já entendeu o recado. "O governo estadual tem um grande rendimento. Mas, por exemplo, muitas das obras realizadas pelo programa Parana Urbano são creditadas às prefeituras e não ao governo", destacou Rafael Greca.


Indefinições

O anúncio dos novos ocupantes das duas únicas secretarias que estão sem titulares - Educação e Transportes - pode estender-se além do prazo estimado por Lerner. O governador disse que definiria os dois novos secretários "o quanto antes", e que as indicações deveriam sair até a próxima terça-feira. Mas, amanhã, Lerner viaja para Foz do Iguaçu, participar de uma solenidade com o Presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). A viagem pode atrapalhar as reuniões e conversas com aliados para definir os últimos secretários da nova equipe do governador.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo