Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Lerner terá decisões importantes na volta

Redação - Folha do Paraná
11 jul 2001 às 18:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com retorno previsto para este sábado, dia 14, o governador Jaime Lerner (PFL) desembarca em Curitiba com uma série de pendências para resolver. O governador tem o compromisso de anunciar a reforma administrativa alinhavada por ele mesmo com o objetivo de enxugar a máquina e reduzir despesas.

As mudanças foram prometidas aos deputados aliados como forma de conter a crise em sua base de sustentação na Assembléia Legislativa, que sofreu dez baixas este ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O governador precisa ainda se posicionar sobre a utilização de um contêiner para trancar presos, na delegacia de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba). O secretário da Segurança Pública, José Tavares, estuda a possibilidade de copiar a medida, alegando que é uma saída de combater a superlotação. A governadora em exercício, Emília Belinati (PTB), bateu de frente com o secretário e desaprovou a iniciativa. A Ordem dos Advogados do Brasil seção Paraná (OAB-PR) e o Movimento Nacional de Direitos Humanos condenaram a iniciativa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Indiciado pela Polícia Federal

Bolsonaro e aliados se apegam a tese de perseguição contra investigação de golpe

Imagem de destaque
Nesta terça-feira (26)

Londrina vai sediar o 1º Encontro de Transparência e Controle Social

Imagem de destaque
Em audiência pública

Câmara de Londrina debate nesta segunda-feira alterações na Lei Cidade Limpa

Imagem de destaque
Trama golpista

Bolsonaro sai em defesa de militares suspeitos de plano para matar Lula


Outro tema delicado que aguarda na mesa do governador é a decisão do Legislativo, que impediu a transferência da Agência de Fomento da pasta da Fazenda para a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, chefiada por Lubomir Ficinski. O secretário é filiado ao PFL e quer sair candidato ao governo em 2002. O Palácio Iguaçu defendia a transferência da agência, mas os deputados entenderam que o lugar da agência é na Fazenda. Lerner terá que decidir se sanciona o projeto, ou se veta, pelo menos parcialmente, a matéria - que não deverá ser submetida à apreciação da governadora em exercício.


O governador falou sobre o programa Vilas Rurais, no saguão do Banco Mundial, em Washington, Estados Unidos. A exposição de fotos sobre as Vilas Rurais foi, segundo o Palácio Iguaçu, o motivo da viagem, iniciada na semana passada e que incluiu passagem pela Itália (onde Lerner participou de evento com o sociólogo Domenico de Masi, autor do livro "O ócio criativo") .

Desde que Lerner embarcou, no dia 1º, a agenda de Emília tem sido leve. A governadora em exercício não teve que sancionar ou vetar nenhum projeto polêmico. Os despachos tem sido tranqüilos, incluindo alguns decretos de alterações orçamentárias. É a 40ª interinidade de Emília desde o primeiro governo Lerner (1995).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo