O Tribunal de Contas do Estado encaminhou ontem (11) ao Tribunal Regional Eleitoral a lista de gestores de recursos públicos com contas desaprovadas nos últimos cinco anos. Na relação estão aqueles que exercem ou exerceram cargos ou funções públicas e que tiveram irregularidades detectadas pelo Tribunal nas prestações de contas.
A lista serve como base para que o Ministério Público Eleitoral peça a impugnação do registro daqueles que se inscreverem como candidatos às eleições deste ano. O TRE, conforme a assessoria, não divulga os nomes constantes da relação, que tem cerca de dois mil atuais e ex-administradores públicos.
O TRE mantém os documentos apenas para consultas de partidos políticos. Já o Tribunal de contas informou que, provavelmente, na próxima semana, a lista será divulgada no site Transparência, que reúne informações de todos os Tribunais de Contas do país.
Leia mais:
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro
Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025
As reprovações de contas não é um veto definitivo a candidaturas.
Mesmo que o candidato esteja nesta lista, se ele obtiver uma liminar judicial suspendendo sua condenação, ganha o direito de concorrer à eleição. Ou então, o Tribunal de contas pode desaprovar as contas, mas as câmaras municipais no interior podem decidir pela aprovação.
Nomes
Entre os nomes que constam na lista, estão o deputado estadual Antonio Belinati que, em 2008, venceu os dois turnos para a prefeitura de Londrina, mas não assumiu o cargo por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que o considerou inelegível.
Aparece também o secretário estadual de Saúde, Carlos Moreira Junior, José Baka Filho, prefeito de Paranaguá, os ex-secretários estaduais do Trabalho e Emprego do atual governo, Roque Zimmermann e Emerson Nerone, e o ex-deputado federal Ricardo Gomyde.
Vários ex-prefeitos também figuram na relação formulada pelo Tribunal. Os ex-prefeitos de Toledo Derli Donin, que foi candidato a vice-governador em 2006, o ex-prefeito de União da Vitória Hussein Bakri, o ex-prefeito de Guaratuba Miguel Jamur, o ex-prefeito de Realeza Francisco Dors, entre outros. As informações são da Rádio Educadora e Praná Online.