A Câmara Municipal de Londrina definiu nesta terça-feira (5) os nomes dos vereadores que vão formar as comissões permanentes da Casa durante os dois primeiros anos da 16ª Legislatura. Confira as comissões, os nomes escolhidos e as funções que serão ocupadas pelos parlamentares em cada grupo:
Comissão de Justiça, Legislação e Redação - Gustavo Richa, do PHS (presidente), Lenir de Assis, do PT (vice) e Professor Fabinho, do PPS (membro)
Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos - Padre Roque, do PR (presidente), Deliberador, do PMN (vice) e Junior Santos Rosa, do PSC (membro)
Leia mais:
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Tio Douglas, do PTB (presidente), Padre Roque, do PR (vice) e Emanoel Gomes, do PRB (membro)
Comissão de Seguridade Social - Lenir de Assis, do PT (presidente), Vilson Bittencourt, do PSL (vice) e Tio Douglas, do PTB (membro)
Comissão de Desenvolvimento Urbano, Obras, Viação e Transporte - Gaúcho Tamarrado, do PDT (presidente), Vilson Bittencourt, do PSL (vice) e Elza Correia, do PMDB (membro)
Comissão de Economia, Indústria, Comércio e Agricultura - Gaúcho Tamarrado, do PDT (presidente), Gerson Araújo, do PSDB (vice) e Emanoel Gomes, do PRB (membro)
Comissão de Ciência e Tecnologia - Vilson Bittencourt, do PSL (presidente), Roberto Kanashiro, do PSDB (vice) e Elza Correia, do PMDB (membro)
Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher - Elza Correia, do PMDB (presidente), Sandra Graça, do PP (vice) e Lenir de Assis, do PT (membro)
Comissão do Meio Ambiente - Mário Takahashi, do PV (presidente), Elza Correia, do PMDB (vice) e Professor Fabinho, do PPS (membro)
Comissão de Finanças e Orçamento - Mário Takahashi, do PV (presidente), Gustavo Richa, do PHS (vice) e Emanoel Gomes, do PRB (membro)
Comissão de Educação, Cultura e Desporto - Professor Fabinho, do PPS (presidente), Junior Santos Rosa, do PSC (vice) e Tio Douglas, do PTB (membro)
Comissão dos Direitos Humanos e de Defesa da Cidadania - Sandra Graça, do PP (presidente), Lenir de Assis, do PT (vice) e Professor Fabinho, do PPS (membro)
Comissão de Defesa ao Consumidor e Segurança Pública - Deliberador, do PMN (presidente), Marcos Belinati, do PP (membro) e Roberto Fu, do PDT (membro)
Participação
Três vereadores lideram no quesito presença em comissões: o novato Professor Fabinho e as veteranas Lenir de Assis e Elza Correia, presentes em quatro grupos cada um. Na sequência, com presença em três comissões, estão Tio Douglas, Emanoel Gomes e Vilson Bittencourt. Os demais ocupam apenas uma ou duas comissões. Já o presidente da Câmara, vereador Rony Alves (PTB) e o vereador Jamil Janene (PP) não fazem parte de nenhum comitê.
Em relação à presidência de comissões, Gaúcho Tamarrado e Mário Takahashi estão à frente de dois grupos cada. Os outros oito vereadores, que colocaram os nomes à disposição para liderar as comissões, ocupam um grupo cada.
Comissão de Ética
A eleição da Comissão de Ética foi realizada logo após a composição das demais comissões. Diferentemente do primeiro processo, o Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara exige que a comissão restante seja selecionada através do voto dos vereadores. Os trabalhos foram suspensos por 40 minutos para a seleção dos nomes dos interessados em compor o último comitê. Colocaram-se à disposição Roberto Kanashiro, Padre Roque, Deliberador, Professor Fabinho, Gustavo Richa e Gaúcho Tamarrado.
Antes da votação, a vereadora Sandra Graça pediu para que os votos fossem verbalizados pelos pares. "Não existe voto secreto na Câmara de Londrina", destacou. A solicitação da pepista foi apoiada por outros parlamentares e, assim, deferida pela Mesa Executiva. O Legislativo elegeu Kanashiro, com 18 votos, Deliberador, com 17 e Padre Roque, com 16 votos. O suplência da Comissão de Ética ficou para o Professor Fabinho, que recebeu dois votos. Já Gustavo Richa recebeu apenas um voto.
Logo após o anúncio dos vencedores, Deliberador pediu a palavra para informar que o trio decidiu que ele ficaria com o cargo de Corregedor da Câmara, Kanashiro com a presidência da comissão e Roque com a vice-presidência.
(Atualizado às 20h35)