Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Impossibilidade física

Londrina: não cabem mais vereadores na Câmara

Loriane Comeli - Redação Bonde
11 set 2009 às 14:44

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Quem conhece a Câmara Municipal de Londrina sabe que há uma "impossibilidade física" no prédio para abrigar mais seis vereadores, seus gabinetes e seus assessores.

Esta é uma das preocupações do presidente interino do Legislativo, Jairo Tamura (PSB) em relação à proposta de emenda à Constituição (PEC) que aumentou o número de vereadores em todo o país. Em Londrina, o número de parlamentares passaria de 19 para 25.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Hoje não cabem mais seis gabinetes e mais seis vereadores na Câmara de Londrina", disse Tamura em entrevista ao Bonde. "Não temos estrutura e nem orçamento para pagar ampliação do prédio e salários de vereadores e assessores".

Leia mais:

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos


Legalidade

Publicidade


O presidente interino apontou ainda que hoje a Lei Orgânica do Município (LOM) prevê 19 vereadores. Se houvesse interesse de ampliar o número de vagas ainda nesta legislatura, uma nova lei teria de ser aprovada para modificar a LOM. "Teremos que aguardar uma decisão da Justiça Eleitoral para adotar a medida que nos for determinada".


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlos Ayres Britto, após a aprovação da PEC, adiantou que a ampliação do número de vereadores do país só deve entrar em vigor nas eleições de 2012, sem efeitos retroativos.

Publicidade


União de vereadores


Não é o que entende, por exemplo, o presidente da União dos Vereadores do Paraná (Uvepar), Bento Batista da Silva. "A PEC foi aprovada com a intenção de ampliar ainda nesta legislatura o número de vereadores. Assim que for publicada, os suplentes poderão ser chamados", interpretou.

Publicidade


No entanto, chamar os suplentes poderia criar conflitos jurídicos entre os partidos, já que com o aumento do número de vagas nas câmaras municipais, o coeficiente eleitoral seria outro. Há casos, em que o suplente – com outro número de vagas – poderia ser outro vereador de outro partido.


A PEC cria 7.709 novas vagas de vereadores no Brasil, elevando o atual tamanho das Câmaras Municipais em 14,8%. No Paraná, serão 451 novos vereadores.


Londrina

Londrina teve 21 vereadores até 2003, quando o Ministério Público ajuizou ação pedindo a redução do número em razão da proporcionalidade prevista na Constituição Federal, que não era respeitada em praticamente nenhuma câmara legislativa. O número de vagas caiu então para 18 e somente no ano passado aumentou para 19.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo