Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mandato tampão

Londrina pode ter novo prefeito ainda em 2012

Rafael Fantin - Redação Bonde
28 nov 2012 às 16:07

Compartilhar notícia

- Devanir Parra/Divulgação-CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O advogado Maurício Carneiro protocolou na tarde desta quarta-feira (28) um requerimento na Câmara Municipal, que pede a realização de eleições indiretas para o cargo de prefeito de Londrina.

Segundo o advogado a cidade está "sem prefeito", pois Gerson Araújo (PSDB) não tem "legitimidade" de permanecer a frente do Executivo. "Conforme a Lei Orgânica do Município, a Câmara deveria ter convocado a eleição até 30 dias após o prefeito assumir o cargo. Neste caso, o próprio Araújo poderia ter concorrido para permanecer no cargo até o final do ano", explicou em entrevista ao portal Bonde.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ainda conforme Carneiro, o prazo para as eleições indiretas venceu no dia 30 de outubro, o que pode colocar em risco as ações da atual administração a partir desta data devido aos questionamentos jurídicos. Se uma nova eleição for realizada, Araújo não estará apto a participar e um novo prefeito será constituído para mandato tampão de aproximadamente 30 dias, antes de Alexandre Kireeff (PSD), eleito nas urnas em outubro, assumir o Executivo no dia 1º de janeiro. Seria o quinto prefeito de Londrina entre 2008 e 2012.

Leia mais:

Imagem de destaque
Devido ao impacto ambiental

Retirada de transposições do Vale dos Tucanos avança na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Cenário ainda incerto

Um mês após ser eleito, Tiago Amaral faz mistério sobre secretariado

Imagem de destaque
Voltou em março

Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF

Imagem de destaque
Tentativa de obstrução

Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF


Araújo, ex-presidente da Câmara, renunciou o cargo de vereador para assumir a Prefeito de Londrina em setembro, após a prisão e renúncia do ex-prefeito José Joaquim Ribeiro, que confessou o recebimento de propina.

Publicidade


A assessoria de imprensa da Câmara Municipal de Londrina afirmou que o documento se tornará público na sessão desta quinta-feira (29). A Procuradoria Jurídica e a Presidência da Casa ainda vão se reunir para divulgar o posicionamento do Legislativo sobre o caso.


Em entrevista à rádio CBN Londrina, o prefeito Gérson Araújo declarou que recebeu a notícia com surpresa, mas disse que está tranquilo e aguarda posicionamento dos advogados da Câmara. Araújo afirmou que não tinha conhecimento da possibilidade do mandato tampão ser questionado na Justiça. "O que eu sabia, por meio dos advogados, é que em 30 dias alguém poderia entrar com este tipo de pedido. O mês passou e ninguém entrou com pedido, então, não tem problema nenhum", argumentou.

O atual prefeito ainda criticou o questionamento jurídico, justificando que o problema pode atrapalhar o trabalho no Executivo. "Depois que Londrina passa por dificuldades tão grandes, com praticamente quatro prefeitos, nós estamos aqui conseguindo uma pacificação e alguém ainda tem coragem de entrar com um pedido desse", reclamou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo