Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições 2022

Londrina: recorde de vereadores candidatos afeta representatividade; veja análise

Guilherme Marconi - Grupo Folha
30 jul 2022 às 13:30
- Divulgação/CML/Imprensa/Devanir Parra
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Londrina terá nas eleições de 2022 um recorde de vereadores dedicados à campanha eleitoral. Dos 19 parlamentares da atual legislatura, 13 serão candidatos, sendo sete para deputado estadual e seis para federal, como mostrou a reportagem da FOLHA na sexta-feira (29). Em 2018, foram apenas quatro vereadores que disputaram uma vaga na AL (Assembleia Legislativa) e um parlamentar que concorreu para a Câmara dos Deputados. Já em 2014,  oito dos 19 vereadores buscaram cadeiras em Curitiba ou Brasília.


LEIA TAMBÉM: Dois terços dos vereadores de Londrina confirmam candidatura a deputado

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, a taxa de sucesso tem sido baixa. Em 2014, nenhum vereador alcançou o objetivo, e em 2018 apenas o então vereador Filipe Barros (PL), puxado pela onda bolsonarista, conquistou uma cadeira na Câmara dos Deputados, representando Londrina no Congresso à época pelo PSL.  

Leia mais:

Imagem de destaque
Texto assinado por oito vereadores

Vereadores de Londrina aprovam o 'Dia do CACs' em segunda discussão

Imagem de destaque
Assembleia Legislativa

Projeto de lei: Influenciadores digitais podem receber recursos públicos no Paraná

Imagem de destaque
Crescimento de 14,9%

LDO de Londrina para 2025 prevê orçamento de quase R$ 3,5 bilhões

Imagem de destaque
Debate público

Câmara dos Deputados debate regulação dos motoristas de aplicativos nesta quarta


Para o professor de ética e filosofia política da UEL (Universidade Estadual de Londrina) Elve Cenci, o número excessivo de vereadores candidatos prejudica as chances de a cidade aumentar a representatividade tanto na AL quanto na Câmara dos Deputados. "Se você analisar objetivamente, quantos desses nomes realmente têm chances de conquistar sucesso nessa campanha? O número de candidatos acaba diluindo os votos e muitos não são competitivos."

Publicidade


Segundo o analista político, a candidatura a deputado servirá mais como vitrine para o próprio vereador visando a próxima campanha municipal de 2024. "É uma oportunidade para ganhar visibilidade, visitar eleitores, e fortalecer o próprio nome", pontua. Cenci frisa ainda que essa iniciativa isolada dos vereadores acaba refletindo na falta de representatividade de Londrina, com poucos deputados na AL ou no Congresso.


"Você pode perceber claramente que estamos subrepresentados, em comparação com outras regiões como de Foz do Iguaçu, Guarapuava e Ponta Grossa, por exemplo. Não só porque eleitores votam em candidatos de fora de Londrina, mas porque nossos votos estão diluídos e perdemos força política."


LEIA A MATÉRIA COMPLETA NA FOLHA DE LONDRINA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade