Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
13 de 19 vereadores

Dois terços dos vereadores de Londrina confirmam candidatura a deputado

Guilherme Marconi - Grupo Folha
29 jul 2022 às 16:10
- Gustavo Carneiro/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dos 19 vereadores de Londrina, 13 afirmaram à FOLHA que serão candidatos nas eleições gerais de outubro. São sete candidatos a deputados estadual e seis na corrida para compor a bancada paranaense no Congresso Nacional (são 30 cadeiras).  Desse total, seis estão no primeiro mandato, ou seja, sequer completaram o ciclo de quatro anos da primeira experiência eletiva e já buscam objetivos maiores. São eles: Deivid Wisley (Pros), Matheus Thum (PP), Giovani Mattos (PSC), Sonia Gimenes (PSB), Jessicão (PP) e Mara Boca Aberta (Pros). Além disso, das 12 siglas representadas atualmente na Câmara de Londrina, oito terão vereadores lançados em suas respectivas chapas.


Partidos como o PT, PP e PSB já fizeram suas convenções, os demais parlamentares devem ser confirmados nas chapas até o próximo final de semana.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No Progressistas, por exemplo, todos os vereadores do partido do prefeito Marcelo Belinati serão candidatos. Ex-assessora parlamentar do deputado federal Filipe Barros (PL), Jessica Moreno, a Jessicão, vai concorrer a uma vaga na Câmara de Deputados. Ou seja, a vereadora e o deputado que foram os principais líderes de atos em favor do governo Bolsonaro nos últimos anos em Londrina devem buscar o voto do mesmo nicho de eleitorado de extrema direita.

Leia mais:

Imagem de destaque
Comemoração

Festa de 94 anos de Sarney reúne ministros e líderes do Congresso em Brasília

Imagem de destaque
CPI das Apostas

'Se não tiver prova, Textor será banido do futebol brasileiro', diz senador Jorge Kajuru

Imagem de destaque
Análise

Lei para banir TikTok nos EUA pode inspirar Brasil contra Musk, diz professor

Imagem de destaque
Empresa especializada

Não há evidências de manipulação no Brasileiro de 2023, diz Sportradar


Já os demais vereadores do PP devem concorrer à Assembleia Legislativa: Daniele Ziober, Ailton Nantes, Fernando Madureira e Matheus Thum. Os progressistas que tentam vaga no Legislativo Estadual tentam colar na imagem da popularidade de Belinati para conquistar o eleitorado. É o caso de Thum, vice-líder do prefeito na Casa, que já divulga fotos de pré-campanha ao lado do chefe do Executivo. Ziober tenta votos com a bandeira da "causa animal", e o líder do prefeito, Fernando Madureira, enaltece a experiência como presidente da Fundação de Esportes, também na gestão Belinati.

Publicidade


No PT, que fez convenção no final de semana, o nome da vereadora Lenir de Assis aparece na lista dos candidatos a deputado federal e é a única vereadora candidata de Londrina de um partido de esquerda e que apoia abertamente o ex-presidente Lula. "A intenção é que a gente ocupe esse espaço no Norte do Estado onde o PT não tem candidato local e carregamos essa pauta de dar prioridade aos direitos sociais."


Marly de Fátima, a Mara Boca Aberta, será candidata a deputada federal e deverá buscar votos do clã familiar, que foi responsável pela dobradinha em 2018, Matheus Petriv, o Boca Aberta Júnior, tendo sido eleito deputado estadual. O marido dela, Emerson Petriv, o Boca Aberta (Pros), foi eleito deputado federal, mas teve o registro de candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 2021 e poderá ficar de fora por conta dos direitos políticos suspensos.

Publicidade


A vereadora Sônia Gimenez deverá também sair para disputar como deputada federal pelo PSB. Segundo ela, a definição ocorreu há poucos dias, pois "poucas mulheres se colocam à disposição e ainda existem muitas barreiras".


Entre os mais experientes, o atual presidente da Câmara, Jairo Tamura (PL), e Emanoel Gomes (Republicanos) serão candidatos a deputado estadual. Já Eduardo Tominaga (PSD) disputa uma vaga na Câmara de Deputados. Em primeiro mandato, Deivid Wisley será candidato a federal e Giovani Mattos vai entrar na corrida para a Assembleia Legislativa.


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade