Uma manifestação realizada na tarde deste domingo (21), na Concha Acústica, reuniu cerca de cem pessoas em apoio ao ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos), que na última terça-feira (16) teve o registro de sua candidatura cassado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
Políticos e representantes de movimentos de direita presentes ao ato criticaram a decisão unânime do colegiado, classificada por eles como vingança, perseguição política e abuso. Um dos organizadores do evento, André Trindade destacou que a ideia do evento é protestar contra a decisão da Corte, que resultou na perda imediata de mandato de Deltan, o deputado federal mais votado no Paraná, com 344.917 votos.
Leia mais:
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola
Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico
Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária
"Entendemos (que a cassação) foi desmotivada. Não existe um fundamento técnico-jurídico que consiga justificar a cassação e demonstra que é uma vingança em cima do contexto eleitoral atual", avaliou. A expressiva votação obtida pelo ex-procurador federal e ex-coordenador da Operação Lava Jato no Estado, disse Trindade, comprova a representatividade de Deltan em todo o Paraná e quando o TSE decide por cassar o registro de sua candidatura, o Judiciário promove uma "cassação política". "Qualquer decisão no sentido de cassação política não pode partir do Judiciário, tem que partir do Congresso Nacional."