Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
8ª vez

Lula abre 78ª assembleia geral da ONU em Nova York

Pedro Rafael Vilela - Agência Brasil
19 set 2023 às 09:21

Compartilhar notícia

- Ricardo Stuckert/PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa, nesta terça-feira (19), em Nova York, da abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Tradicionalmente, cabe ao governo brasileiro fazer o primeiro discurso do evento, seguido do presidente dos Estados Unidos. Essa tradição vem desde os princípios da organização, no fim dos anos 1940.


Em mensagem nas redes sociais, Lula diz que vai discursar na ONU às 9h (horário local, 10h no Brasil), 20 anos depois da primeira assembleia e 14 anos depois do último discurso como presidente. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É a oitava vez que o presidente brasileiro abrirá a assembleia da ONU. A comitiva do Brasil é formada por 12 ministros. Sete deles participarão de eventos ligados diretamente ao evento. Os demais não fazem parte da delegação, mas estão cumprindo agendas oficiais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina

Imagem de destaque
Processo arquivado

Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC


Na manhã de segunda-feira (18), Lula teve encontros com o ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com o com o presidente da Confederação Suíça, Alain Berset. No domingo (17), um dia após chegar a Nova York, participou de reunião com empresários e de um jantar oferecido pelo presidente da Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo), Josué Gomes.

Publicidade


Na quarta (20), o presidente vai se reunir com o líder da Ucrânia, Volodimir Zelensky. O encontro foi confirmado pelo Palácio do Planalto e deverá ocorrer na parte da tarde, mas o horário ainda não foi informado.


A reunião bilateral será a primeira entre os dois líderes desde que Lula assumiu o mandato. O Brasil é um dos países, como a Índia e a China, que vem proclamando publicamente uma postura de neutralidade na guerra entre a Ucrânia e a Rússia. Por isso, havia uma expectativa do encontro entre Lula e Zelensky desde maio deste ano, quando ambos participaram da Cúpula do G7, no Japão, o que acabou não ocorrendo.


No mesmo dia, Lula será recebido pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, em evento que já estava previsto há algumas semanas. Os mandatários vão lançar uma iniciativa global para promoção do trabalho decente.


Imagem
STF condena a 17 anos de prisão o morador de Apucarana que defendeu 'quebrar tudo'
O plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou o morador de Apucarana, Matheus Lima de Carvalho Lázaro, 
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo