O Brasil ampliará as parcerias com a África na área de educação durante a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a cinco países africanos. O ministro da Educação em exercício, Fernando Haddad, e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC), Jorge Guimarães, participam da comitiva presidencial.
O primeiro acordo, que será assinado em Camarões, permitirá o intercâmbio de grupo de pesquisas nas áreas de história, letras negro-africanas, arqueologia, psicologia, sociologia e antropologia.
Programas brasileiros de pós-graduação também irão receber pesquisadores e estudantes camaroneses em laboratórios para qualificação nas áreas de medicina tropical, farmácia, informática, agroalimentar, arquitetura, literatura e turismo. As bolsas de estudo serão para títulos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Leia mais:
Concessão de Praça da Juventude é retirado da pauta da sessão da Câmara de Londrina
Fábio Cavazotti defende aprovação de nova sede para Codel e Ippul nesta quinta
Prefeitos da região articulam grupo para o fortalecer o Norte do Paraná
Tiago Amaral anuncia equipe de transição de governo em Londrina
Por meio da Capes/MEC, o atual governo já possibilitou a formação de 94 estudantes de 13 países africanos dentro do Programa de Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-G), uma parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). O PEC-G, que completou 40 anos, recebe anualmente cerca de 700 estudantes da África e da América Latina.
A novidade, que também será anunciada na viagem à Guiné Bissau, é a liberação de 100 bolsas do Promisaes. Esse programa prevê a concessão de bolsa-permanência no valor de até um salário mínimo para os alunos que já estejam no PEC-G. O Promisaes será oferecido ainda em 2005 pelas embaixadas do Brasil na África e em alguns países da América Latina e Caribe. Os estudantes começarão a receber a bolsa em 2006.
Durante a viagem, haverá a discussão sobre um acordo entre a África e o Brasil para o apoio de intercâmbio de docentes, concessão de bolsas-sanduíche, para o aluno que faz parte do curso no Brasil e parte em outro país, e projetos conjuntos de pesquisa.
O Brasil também firmará acordos nas áreas de saúde e agricultura. A comitiva presidencial visita Camarões, Gana, Guiné-Bissau, Nigéria e Senegal. A viagem termina no dia 14.
Fonte: Agência Brasil