O governador Roberto Requião afirmou, na saída de um almoço realizado nesta quinta-feira, em Brasília, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e com o ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, que eles haviam se comprometido em declarar o Paraná área livre de soja transgênica.
Segundo o governador, Lula e José Dirceu ficaram sensibilizados com as suas argumentações. Requião contou também a Lula e a José Dirceu todas as providências que o Governo do Estado tomou para que o Ministério da Agricultura reconhecesse a decisão do Paraná. Requião frisou que a atitude do Governo do Estado em relação aos transgênicos não é ideológica.
O Paraná está mantendo diálogo com a China para a compra de soja convencional. A China é uma das principais compradoras de soja do Porto de Paranaguá e dá preferência a um produto convencional.
Leia mais:
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Comissão de Constituição e Justiça aprova projeto que transforma Detran em autarquia
Plano de precatórios garante economia milionária para Londrina
Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento mostra algumas vantagens de não se cultivar organismos geneticamente modificados no Paraná. Entre os aspectos ambientais estão a não contaminação ambiental por genes modificados geneticamente, a preservação da pureza genética da biodiversidade paranaense e a garantia da sobrevivência do setor de produção de sementes no Estado pela não contaminação de OGMs, entre outras.
Fonte: Agência Brasil (ABr)