A primeira pesquisa realizada após a confirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato à Presidência da República pelo PSDB mostra que o presidente Lula se mantém estável na liderança. De acordo com o DataFolha, o governador paulista subiu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Naquele cenário, ele ainda disputava com o prefeito de José Serra a vaga do partido para disputar as eleições para presidente. Lula oscilou de 43% para 42% das intenções de voto, enquanto Alckmin ganhou seis pontos percentuais, passando de 17% para 23% das preferências. Assim, a diferença entre os dois, que era de 26 pontos na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro, é hoje de 19 pontos.
A pesquisa incluiu o nome do pré-candidato do PMDB Anthony Garotinho. O ex-governador do Rio de Janeiro oscilou de 11% para 12% das intenções de voto. A senadora Heloisa Helena (PSOL) se manteve com 6%, Roberto Freire (PPS), oscilou de 2% para 3%, Cristovam Buarque (PDT), permaneceu com 1%.
Já com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, como candidato do PMDB, Lula oscilou de 45% para 43%, e Alckmin subiu de 20% para 25%. Rigotto obtém 2% das intenções de voto, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior, ficando atrás de Heloisa Helena, que se manteve com 8%, e empatado com Roberto Freire (oscilou de 3% para 4%), Cristovam Buarque (permaneceu com 1%).
Leia mais:
Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades
Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Nessa situação, Lula chega a 52% dos votos válidos contra 48% dos demais candidatos. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, não é possível afirmar que se a eleição fosse agora, a disputa terminaria no primeiro turno.
A diferença entre Lula e Alckmin também diminuiu na simulação de um eventual segundo turno. Na pesquisa feita nos dias 20 e 21 de fevereiro, ela era de 18 pontos. No levantamento atual, ela fica em 12 pontos: Lula tem o apoio de 50% dos brasileiros contra 38% que preferem Alckmin. Na simulação em que o adversário de Lula para o segundo turno é Anthony Garotinho, o desempenho do presidente melhora: o petista alcança 55% contra 29% do peemedebista.
O Datafolha ouviu 3801 brasileiros de todas as unidades da Federação, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 16 e 17 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
As informações são do site da DataFolha.