Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Pesquisa DataFolha

Lula se mantém estável e Alckmin avança

CorreioWeb
18 mar 2006 às 20:08

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A primeira pesquisa realizada após a confirmação do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, como candidato à Presidência da República pelo PSDB mostra que o presidente Lula se mantém estável na liderança. De acordo com o DataFolha, o governador paulista subiu seis pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. Naquele cenário, ele ainda disputava com o prefeito de José Serra a vaga do partido para disputar as eleições para presidente. Lula oscilou de 43% para 42% das intenções de voto, enquanto Alckmin ganhou seis pontos percentuais, passando de 17% para 23% das preferências. Assim, a diferença entre os dois, que era de 26 pontos na pesquisa realizada nos dias 20 e 21 de fevereiro, é hoje de 19 pontos.

A pesquisa incluiu o nome do pré-candidato do PMDB Anthony Garotinho. O ex-governador do Rio de Janeiro oscilou de 11% para 12% das intenções de voto. A senadora Heloisa Helena (PSOL) se manteve com 6%, Roberto Freire (PPS), oscilou de 2% para 3%, Cristovam Buarque (PDT), permaneceu com 1%.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já com o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, como candidato do PMDB, Lula oscilou de 45% para 43%, e Alckmin subiu de 20% para 25%. Rigotto obtém 2% das intenções de voto, mesmo percentual verificado na pesquisa anterior, ficando atrás de Heloisa Helena, que se manteve com 8%, e empatado com Roberto Freire (oscilou de 3% para 4%), Cristovam Buarque (permaneceu com 1%).

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Nessa situação, Lula chega a 52% dos votos válidos contra 48% dos demais candidatos. Com a margem de erro de dois pontos percentuais, não é possível afirmar que se a eleição fosse agora, a disputa terminaria no primeiro turno.

Publicidade


A diferença entre Lula e Alckmin também diminuiu na simulação de um eventual segundo turno. Na pesquisa feita nos dias 20 e 21 de fevereiro, ela era de 18 pontos. No levantamento atual, ela fica em 12 pontos: Lula tem o apoio de 50% dos brasileiros contra 38% que preferem Alckmin. Na simulação em que o adversário de Lula para o segundo turno é Anthony Garotinho, o desempenho do presidente melhora: o petista alcança 55% contra 29% do peemedebista.


O Datafolha ouviu 3801 brasileiros de todas as unidades da Federação, a partir dos 16 anos de idade, nos dias 16 e 17 de março. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

As informações são do site da DataFolha.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo