Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Política

Mesa Executiva formaliza denúncia contra vereadores afastados

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
23 mar 2018 às 21:03

Compartilhar notícia

- Divulgação/CML
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Reunida na tarde desta sexta-feira (23) a Mesa Executiva da Câmara Municipal de Londrina acolheu o parecer da Procuradoria Jurídica e decidiu formalizar a denúncia apresentada pelo vereador Filipe Barros (PRB) por meio da representação nº 1/2018, em desfavor dos parlamentares afastados Mario Takahashi (PV) e Professor Rony (PTB). A representação baseia-se em suposto cometimento de ato incompatível com o decoro parlamentar, previsto no artigo 9º do Código de Ética, em razão de fatos apontados na Operação ZR3, coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

A decisão dos vereadores Ailton Nantes (PP), Eduardo Tominaga (DEM) e João Martins (PSL), respectivamente presidente, segundo secretário e terceiro secretário da Mesa Executiva, será oficialmente informada ao plenário e, na sequência, também serão cientificados os dois vereadores denunciados e o vereador denunciante. "Diante da decisão da Mesa, baseada no parecer jurídico que concluiu pelo preenchimento dos requisitos legais, a denúncia será formalizada e encaminhada à Procuradoria, que mais uma vez vai analisar os aspectos formais, em um prazo de até sete dias", detalhou o vereador Ailton Nantes, ressaltando que neste momento não foi analisado o mérito da representação.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O presidente da Câmara destacou ainda que os critérios adotados pela Câmara, baseados no Código de Ética e Decoro Parlamentar e no decreto-lei federal nº 201/1967, são bastante rigorosos e buscam garantir a ampla defesa dos vereadores denunciados. "Estamos trabalhando da forma mais transparente e responsável possível, afinal não estamos tratando de uma matéria simples. Trata-se de uma possível abertura de Comissão Processante", afirmou Ailton Nantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026

Imagem de destaque
Após reforma

Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente

Imagem de destaque
Pelo menos R$ 800 mil

Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina

Na reunião desta tarde a Mesa Executiva também decidiu pelo arquivamento da representação nº 2, protocolada pelo vereador cassado Emerson Petriv, por apresentar teor semelhante à representação nº 1.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo