Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Luto

Morre o ex-governador José Hosken de Novaes

Redação - Bonde
31 jan 2006 às 10:05

Compartilhar notícia

José Hosken de Novaes foi prefeito de Londrina entre os anos de 1963 e 1969 - Imagem/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Morreu por volta das 6 horas desta terça-feira (31) o ex-prefeito de Londrina e ex-governador José Hosken de Novaes. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei.

Em nota, a assessoria do hospital informou que Novaes morreu de septicemia (infecção generalizada) , broncopneumonia e falência múltipla dos órgãos. A nota diz ainda que o ex-prefeito estava internato desde o dia 09 de setembro. Na UTI, desde o dia 22 de dezembro. Ele também já havia sido internado vários vezes com quadro de infecções e arritmia cardíaca.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Novaes completaria 90 anos no dia 7 de fevereiro. O corpo será velado a partir das 13 horas no Tribunal do Júri. O sepultamento ocorre nesta quarta-feira (01), às 10 horas, no cemitério Padre Anchieta (Jardim Ideal- zona Leste).

Leia mais:

Imagem de destaque
Mulher ficou ferida

Casa de autor de atentado em Brasília é incendiada em SC; ex-companheira é a suspeita

Imagem de destaque

TCE barra programa de terceirização das escolas de Ratinho Junior

Imagem de destaque
Soltou o verbo

Janja chama autor de atentado em Brasília de 'bestão' e xinga Elon Musk no G20 Social

Imagem de destaque
Busca de um mundo mais democrático

Lula defende 'pilar social' e jornada de trabalho equilibrada no G20


A Prefeitura de Londrina decretou luto oficial de três dias pela morte do criador da Sercomtel.

Publicidade


Biografia


José Hosken de Novaes nasceu em Carangola, Estado de Minas Gerais, em 07 de fevereiro de 1917, filho de Américo Moreira Novaes e Maria Hosken de Novaes. Fez o curso fundamental onde nasceu. Mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito.

Publicidade


Em 1939 obteve o grau de bacharel em ciências jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito. Em 1942 a família mudou-se para Londrina, norte do Paraná, dedicando-se à advocacia. Ingressou na política após a redemocratização do país em 1945, na União Democrática Nacional. Seu prestígio como advogado e líder ultrapassou as fronteiras do Município.


Exerceu assim os cargos de procurador Geral do Estado, Secretário de Estado da Fazenda e membro da Comissão Estadual de Revisão de Terras e Consultas.

Publicidade


Em 1963 elegeu-se prefeito municipal de Londrina, com administração modelar. Aplicou grandes recursos na área de educação, expandiu o Serviço de Água e Esgotos. Criou o SERCOMTEL (Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina) e a COHAB-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), que construiu as primeiras casas populares em Londrina.


Eleito vice-governador, em 1979, assumiu o poder para completar o período governamental, dada a desincompatibilização de Ney Braga, candidato ao Senado.


Parcimonioso, destacou-se pela contenção de gastos, apoio às atividades culturais e proteção ao social.

Professor de Direito Civil, ao deixar o governo, voltou às aulas e ao seu escritório de advocacia em Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo