Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
União pró-democrática

Movimentos sociais, sindicatos e UEL aderem a ato pela democracia

Guilherme Marconi - Grupo Folha
11 ago 2022 às 13:28
- Reprodução/UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A adesão à carta em defesa da democracia tem desencadeado a organização de atos em outras universidades públicas do Brasil, entre elas a UEL (Universidade Estadual de Londrina). O objetivo principal é para que sejam respeitadas as decisões das urnas nas eleições de outubro. Parte das manifestações ocorreu na manhã desta quinta-feira (11), de forma simultânea à leitura do manifesto na Faculdade de Direito da USP. 

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

Já em Londrina, a chamada “Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!” foi lida em dois horários no campus da UEL: às 10 horas, na Praça do Ceca (Centro de Comunicação e Artes), e às 21 horas, no gramado do CCH (Centro de Ciências Humanas). O texto é o mesmo que saiu do Largo São Francisco, da Faculdade de Direito da USP.

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Câmara de Londrina vota ‘Dia dos CACs’ e reconhecimento do risco da atividade

Imagem de destaque
Entenda

Comissão Processante ouve denunciante e testemunha de Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Ajustes no Orçamento

Governo corta R$ 419 milhões de Defesa, Polícia Federal e Abin

Imagem de destaque
'República de Curitiba'

Corregedor do CNJ afasta Gabriela Hardt, além de titular da vara da Lava Jato e outros 2 juízes


A carta é uma resposta de segmentos da sociedade brasileira aos ataques do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ao processo eleitoral e às urnas eletrônicas e uma defesa do Estado Democrático de Direito. Em Londrina, o ato é organizado pela Comissão em Defesa da Democracia, vinculada ao Conselho Universitário (CU). 


Segundo o professor do Departamento de Ciências Econômicas e ex-reitor da UEL Sérgio de Carvalho, o grupo é formado por docentes, servidores e alunos,  e informa que entidades como sindicato dos professores e servidores, além da representação estudantil, foram chamadas para participar do ato. "Fizemos um chamamento público em geral em defesa à democracia. O processo eleitoral é algo que precisa ser enaltecido e estamos preocupados com a discussão polarizada. A comunidade acadêmica e científica entende que o debate político precisa ser feito, mas sempre respeitando a Constituição. O que vai ser defendido neste ato é a Constituição Brasileira, para lembrar os grupos que queiram em algum momento questioná-la que parte da sociedade se coloca sempre do lado da Constituição", afirma.   


Continue lendo na FOLHA

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade