O Ministério Público do Paraná em Ribeirão do Pinhal propôs, na última semana, ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) contra o atual prefeito de Jundiaí do Sul Jundiaí do Sul (64km ao sul de Jacarezinho), que foi reeleito, e sua vice, para apurar condutas praticadas pelo administrador municipal que caracterizam abuso de poder econômico e político durante o período das eleições.
De acordo com a ação, assinada pelo promotor de Justiça Ricardo F. Basso, o prefeito, Jair Sanches do Nascimento, e sua vice, Isabela Arana Rodrigues, realizaram serviços com máquinas da Prefeitura, como obras de cascalhamento em estradas particulares e limpeza de fossas; prometeram empregos públicos a diversos eleitores de Jundiaí do Sul em troca de votos e concederam gratificação, durante o período eleitoral, a funcionários públicos municipais.
O MP-PR requer a cassação do registro da candidatura e do diploma do prefeito e de sua vice, a aplicação de multa e a suspensão dos direitos políticos dos dois. Requer, também, a nulidade de todos os votos por eles recebidos. Caso seja julgada procedente, haverá nova eleição em Jundiaí do Sul.
Leia mais:
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
(com informações do Ministério Público do Paraná)