Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Quarentena de Ratinho'

MPF quer fechamento imediato de serviços não essenciais, sob multa de R$ 10 mil por dia

Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
03 jul 2020 às 16:34
- Luís Fernando Wiltemburg/20-4-2020
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O MPF (Ministério Público Federal) entrou com ACP (ação civil pública) para forçar a Prefeitura de Londrina a seguir o decreto estadual do governador Ratinho Júnior (PSD) que endurece as regras da quarentena nas cidades subordinadas a sete DRS (Diretorias Regionais de Saúde). O pedido também inclui a União e solicita que, em caso de descumprimento, seja aplicada multa diária de R$ 10 mil para cada ré.

A medida segue a notificação sanitária da Sesa (Secretaria Estadual de Saúde) que exige o cumprimento integral das regras, sob possibilidade de responsabilização sanitária da prefeitura e penal do prefeito.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O pedido do MPF pretende, em caráter de urgência, que o município passe a obedecer integralmente ao decreto estadual e que seja revogado o decreto municipal de Marcelo Belinati (PP) que postergou a aplicação das determinações estaduais para a próxima segunda-feira (6). A ação do prefeito foi uma forma de tentar postergar a aplicação do decreto estadual enquanto a administração municipal peticionava a retirada de Londrina do rol de cidades citadas no decreto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda discussão

Câmara de Londrina aprova espaço para agentes de endemias nas UBSs

Imagem de destaque
Vereadora foi internada na quarta

Juiz concede liminar e suspende audiências da CP que apura denúncia contra Mara Boca Aberta

Imagem de destaque
Decisão polêmica

Professor foi deixado de lado no processo educacional, diz especialista sobre uso do ChatGPT em SP

Imagem de destaque
Entenda

Aval à fundação da Lava Jato entrará no foco do CNJ após divergências sobre Gabriela Hardt


A mesma ação do MPF pede que a União seja obrigada a fornecer apoio técnico-científico, material e logístico que garanta a execução de estratégia de testagem em massa no município, com suprimento de equipamentos (leitos, EPI, respiradores e testes laboratoriais) e equipes de saúde suficientes que atenda à demanda regular da Covid-19.

A reportagem questionou à assessoria de imprensa da prefeitura se pretende acatar o pedido do MPF de imediato ou se vai seguir o decreto municipal, mas ainda não obteve resposta.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade