Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Município que não prestar contas pode sofrer intervenção

Maria Duarte - Folha de Londrina
26 mar 2002 às 18:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

As prefeituras que não encaminharem ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) as prestações de contas de 2001 correm o risco de sofrer intervenção. O prazo para entrega dos documentos vence na segunda-feira, dia 1º. Até o final da tarde de ontem, segundo o protocolo do TCE, apenas 14 dos 399 prefeitos haviam encaminhado os dados.

Atendendo reclamações dos prefeitos e preocupado com a dificuldade que as administrações vêm encontrando para cumprir os prazos, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Barracão, Joarez Lima Henrichs (PFL), pediu a prorrogação da data ao presidente do órgão, conselheiro Rafael Iatauro. Mas o TCE não vai esticar o limite. A obrigatoriedade da prestação de contas está no artigo 74 da Constituição Estadual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O problema - que atinge basicamente cidades de médio e pequeno porte - decorre da falta de adaptação dos sistemas de contabilidade das prestadoras de assessoria contábil e financeira à sistemática do TCE. Várias empresas contratadas pelas prefeituras somente agora estão procurando se adaptar ao novo sistema, e poderão perder o prazo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Por quase 9 anos

Collor apresenta novo recurso ao STF contra condenação que pode levá-lo à prisão

Imagem de destaque
Ato no calçadão

Conselho municipal encabeça ato em defesa das pastas da Mulher, Idoso e Social em Londrina

Imagem de destaque
Lenir de Assis

Vereadora de Londrina se licencia da Câmara e assume como deputada federal na terça

Imagem de destaque
Revelação

Barack Obama recusou papel de Keanu Reeves na série 'Ruptura', diz Ben Stiller


Entre as penalidades para quem não enviar as informações estão intervenção e afastamento do prefeito, que pode ser solicitado pelo TCE à Assembléia Legislativa. Isso já chegou a acontecer em Morretes, no Litoral. Além disso, os repasses constitucionais do Estado e da União aos municípios ficam bloqueados.

Publicidade


O não encaminhamento dos documentos em tempo hábil implica ainda na responsabilização criminal e administrativa do prefeito.


As contas da Prefeitura de Londrina ainda não chegaram ao TCE. As informações de Maringá também não deram entrada. A Prefeitura de Curitiba está terminando de preparar os dados e promete encaminhá-los dentro do prazo legal.

Leia mais em reportagem de Maria Duarte, na Folha de Londrina desta quarta-feira


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo