Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Corrida eleitoral

Nova pesquisa indica vitória de Lula no primeiro turno em outubro

Agência Ansa
08 jun 2022 às 12:14

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta-feira (8) pela Quaest mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 16 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro, alcançando um percentual que lhe daria a vitória em primeiro turno nas eleições de outubro.


No cenário com mais candidatos, Lula (PT) aparece com 46% da preferência, contra 30% de Bolsonaro (PL). Em seguida estão Ciro Gomes (PDT), com 7%; André Janones (Avante), com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil), Santos Cruz (Podemos) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Votos brancos, nulos e abstenções somam 7%, enquanto os indecisos totalizam 6%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


Considerando apenas os votos válidos, Lula teria quase 53%, índice que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Não é possível comparar essa pesquisa com a anterior da Quaest porque os dois cenários são diferentes - essa é a primeira sondagem da consultoria após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).

Publicidade


A pesquisa também cogitou um cenário apenas com Lula (47%), Bolsonaro (29%), Ciro (9%) e Tebet (3%), e outro com Lula (48%), Bolsonaro (30%), Ciro (9%) e Janones (3%). Nos dois casos, o petista venceria em primeiro turno por alcançar mais de 50% dos votos válidos, que não consideram brancos e nulos.


O ex-presidente também lidera na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são informados aos entrevistados, com 32%, contra 20% de Bolsonaro. Ciro aparece em terceiro lugar, com apenas 1%.


Já no segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 32%, Ciro por 52% a 25% e Tebet por 56% a 20%. A pesquisa ouviu presencialmente 2 mil pessoas nas 27 unidades da federação, entre os dias 2 e 5 de junho.


O índice de confiança é de 95%, e a margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela corretora Genial Investimentos.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo