Uma nova pesquisa de intenção de voto divulgada nesta quarta-feira (8) pela Quaest mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 16 pontos de vantagem sobre Jair Bolsonaro, alcançando um percentual que lhe daria a vitória em primeiro turno nas eleições de outubro.
No cenário com mais candidatos, Lula (PT) aparece com 46% da preferência, contra 30% de Bolsonaro (PL). Em seguida estão Ciro Gomes (PDT), com 7%; André Janones (Avante), com 2%; e Simone Tebet (MDB) e Pablo Marçal (Pros), com 1% cada.
Receba nossas notícias NO CELULAR
WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp.Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.
Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Felipe D'Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Luciano Bivar (União Brasil), Santos Cruz (Podemos) e Leonardo Péricles (UP) não pontuaram. Votos brancos, nulos e abstenções somam 7%, enquanto os indecisos totalizam 6%.
Considerando apenas os votos válidos, Lula teria quase 53%, índice que lhe garantiria a vitória já no primeiro turno. Não é possível comparar essa pesquisa com a anterior da Quaest porque os dois cenários são diferentes - essa é a primeira sondagem da consultoria após a desistência do ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB).
A pesquisa também cogitou um cenário apenas com Lula (47%), Bolsonaro (29%), Ciro (9%) e Tebet (3%), e outro com Lula (48%), Bolsonaro (30%), Ciro (9%) e Janones (3%). Nos dois casos, o petista venceria em primeiro turno por alcançar mais de 50% dos votos válidos, que não consideram brancos e nulos.
O ex-presidente também lidera na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são informados aos entrevistados, com 32%, contra 20% de Bolsonaro. Ciro aparece em terceiro lugar, com apenas 1%.
Já no segundo turno, Lula venceria Bolsonaro por 54% a 32%, Ciro por 52% a 25% e Tebet por 56% a 20%. A pesquisa ouviu presencialmente 2 mil pessoas nas 27 unidades da federação, entre os dias 2 e 5 de junho.
O índice de confiança é de 95%, e a margem de erro, de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi financiado pela corretora Genial Investimentos.