Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
José Serra

Novo prefeito de SP iniciou carreira na UNE

Simone Albieri - Folha News
01 nov 2004 às 11:18

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito eleito de São Paulo, José Serra (PSDB), derrotou a atual prefeita Marta Suplicy, que disputava a reeleição, por 54,99% (3.313.092) contra 45,01% de votos (2.711.434).

Com a eleição de Serra, o PSDB passará a administrar a maior cidade do país com 7,7 milhões de eleitores e uma população de 10,8 milhões de habitantes. Serra também irá administrar um dos maiores orçamentos do país pelos próximos quatro anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


José Serra, que nasceu na capital paulista, iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Foi presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) em 1963. Com o golpe militar de 64, exilou-se na Bolívia, Chile, Itália e Estados Unidos. Serra retornou ao Brasil em 1978, quando assumiu a secretaria de Economia e Planejamento do Estado no governo Franco Montoro. Elegeu-se deputado federal em 1986 e 1990 e senador em 1994.

Leia mais:

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Imagem de destaque
Legislação

Proposta nacional é mais flexível sobre armazenamento de celular na escola

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária


Foi ministro do Planejamento no primeiro governo Fernando Henrique Cardoso. Em 96, deixou o ministério do Planejamento para disputar a prefeitura de São Paulo, quando foi derrotado pelo aliado do então prefeito Paulo Maluf, Celso Pitta. No segundo governo FHC, José Serra assumiu o Ministério da Saúde.


Entre as propostas de Serra para a educação estão ampliar as vagas em creches e pré-escolas para atender a 150 mil crianças, ampliar a carga horária para cinco horas no ensino fundamental. Na área da saúde, o candidato pretende recuperar postos de saúde, investindo em médicos, atendentes e equipamentos, e criar postos de saúde 24 horas.

Serra deve deixar a presidência do PSDB porque o cargo não pode ser exercido por alguém com mandato no Executivo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo