O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Ophir Cavalcante, defendeu ontem (15) o afastamento imediato da ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, cujo filho, Israel Guerra, está sendo acusado e investigado por tráfico de influência no governo - com a suposta participação da mãe -, em favor de empresa de transportes de cargas dos Correios.
"Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se a ministra se mantiver no cargo", afirmou o presidente nacional da OAB em entrevista. "A partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela".
O presidente nacional da OAB ressaltou que tanto a ministra quanto seu filho devem ser investigados pelo Ministério Público e, internamente, pelo governo. "E para que essa investigação interna seja feita é necessário que haja o afastamento da ministra Erenice Guerra, já que ela pode influenciar essas investigações", reiterou.
Leia mais:
Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral
Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Kassio rejeita notícia-crime de Boulos contra Tarcísio no TSE por fala sobre PCC
PSDB
O presidente do PSDB, senador Sergio Guerra, também está pedindo o afastamento de Erenice. Por meio de nota, ele afirmou que diante das crescentes denúncias de envolvimento dela e de familiares em esquema de lobby, a ministra deve ser imediatamete afastada do cargo.
Segundo Guerra, as investigações não podem ser feitas com a atual ministra no cargo. "Diante de tamanho escândalo, não mais se trata de ganhar ou perder votos, de assunto eleitoral, para onde o governo, a candidata e o PT tentaram desviar. O caso é de polícia", afirma Guerra. "Somente o afastamento da atual ministra-chefe da Casa Civil vai permitir a investigação séria, profunda, transparente e sem farsas", acrescenta o senador. "Caso contrário, será mais um crime envolvendo o PT e suas principais lideranças a ser empurrado para debaixo do tapete".
Veja trecho das declarações de Ophir Cavalcante:
"As acusações que se fazem em relação ao tráfico de influência permitido pela ministra Erenice Guerra são gravíssimas. Colocam em xeque a credibilidade do próprio governo. A ministra Erenice é a chefe da Casa Civil, que é um dos órgãos mais importantes e, a meu ver, o coração do próprio governo. E a partir do momento em que se coloca em dúvida a credibilidade e a postura da ministra, isso é algo que deveria atrair o imediato afastamento dela. Não se pode falar em moralidade, em transparência e em apuração se ela se mantiver no cargo. É necessário que ela seja afastada do cargo, a fim de que haja uma efetiva apuração, sem qualquer possibilidade de influência.
Quanto às intermediações feitas pelo filho da ministra Erenice, Israel Guerra, são inclusive criminosas, porque ele está exercendo, ou pelo menos disse exercer, a advocacia - algo que não pode por ele ser exercido, na medida em que ele não é advogado. Ele estaria aí cometendo um ilícito penal, a falsidade ideológica, e isso tem que ser apurado pelo Ministério Público.
Então, nós temos aqui, de um lado, a apuração penal que deve ser feita pelo Ministério Público, e , por outro lado, a apuração interna por parte do governo, que tem que dar uma satisfação à sociedade. E para que essa investigação interna seja feita é necessário que haja o afastamento da ministra Erenice Guerra, já que ela pode influenciar essas investigações".