Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eleições municipais

Obrigatoriedade de voto permanece para grupos de risco e pessoas em isolamento

- Fábio Pozzebom/Agência Brasil
Folhapress
09 out 2020 às 16:43
Publicidade
Publicidade

A pandemia da Covid-19 não deve criar uma nova faixa de voto facultativo nas eleições municipais, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Pessoas que forem do grupo de risco para a Covid-19 ou estiverem em isolamento social no período terão que comparecer às urnas ou justificar a ausência.


O primeiro turno do pleito, que irá eleger prefeitos e vereadores, está marcado para 15 de novembro. Nas cidades em que for necessário, o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

Publicidade
Publicidade


A partir deste ano, os eleitores podem justificar o voto pelo celular, além do Portal do TSE na internet e dos cartórios eleitorais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Próximo ao julgamento

Moro expõe cerco à Lava Jato e chega isolado a julgamento que pode cassá-lo do Senado

Imagem de destaque
Inclusão na concessão do pedágio

Belinati confirma que vai participar de reunião pelo Contorno Leste em Brasília

Imagem de destaque
Deputada federal

Luísa Canziani assume presidência do PSD e garante candidato em Londrina

Imagem de destaque

Proibição de veículos de tração animal em Londrina será debatida em audiência pública


A Constituição Federal prevê a obrigatoriedade do voto para os cidadãos alfabetizados maiores de 18 anos e menores de 70 anos. Para jovens a partir de 16 anos e para as pessoas acima de 70 anos, o voto é facultativo.

Publicidade


De acordo com o TSE, se o eleitor ou mesário tiver febre ou outro sintoma da Covid-19, a justificativa do voto terá de ser apresentada com comprovação médica e só será aceita após análise e homologação judicial.


A justificativa deve ser feita em até 60 dias depois do pleito (14 de janeiro para o primeiro turno e 28 de janeiro para o segundo turno). Eleitores que estiverem no exterior têm até 30 dias após o retorno ao Brasil para justificar a ausência.

Publicidade


Veja como justificar pelo e-Título


- Abra a loja de aplicativos do seu celular ou tablet (App Store no caso de aparelhos iOS ou Play Store no caso de aparelhos Android).

Publicidade


- Digite "e-Título" na busca e faça o download.


- Para acessar o programa, aceite os termos de uso, informe nome, data de nascimento, o número do CPF ou do título de eleitor, nome da mãe e do pai.

Publicidade


- Crie uma senha de acesso.


- No botão "Mais opções", no canto inferior direito da tela, o sistema oferece várias opções, incluindo a de "Justificativa de Ausência".

Publicidade


- Preencha os dados da eleição que deseja justificar o motivo e o email.


- Anexe um documento que comprove o motivo da ausência e clique em "Concluir".

Com esse sistema, é possível justificar a ausência em votações passadas. No caso das eleições de 2020, este método estará disponível a partir do dia seguinte ao da votação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade