Maringá, terceiro maior colégio eleitoral do Estado com 219.200 eleitores, terá uma eleição disputada este ano com oito candidatos pleiteando o cargo de prefeito. Para alavancar votos, os candidatos terão que se desdobrar nas visitas aos bairros e nos programas gratuitos que serão transmitidos a partir desta terça-feira.
Segundo os próprios candidatos, a população de mais de 300 mil habitantes quer melhorias na saúde, segurança e, como a grande maioria dos municípios brasileiros, mais emprego. Ainda de acordo com eles, um dos caminhos para diminuir o desemprego é incentivar a economia local, fundamentada na prestação de serviços e comércio. Entre os projetos mais citados pelos candidatos está a criação de uma Guarda Municipal para melhorar a segurança.
A história política da cidade foi conturbada na última administração. O prefeito eleito, José Cláudio Pereira Neto (PT), faleceu em 16 de setembro do ano passado após passar um longo período em tratamento contra câncer. O vice, João Ivo Caleffi (PT), assumiu o posto e quer agora dar continuidade ao trabalho. Além dele concorrem Edmar Arruda (PPS), Joba Beltrame (PV), Dr. Batista (PTB), Nilson Santos (PSC), Rogério Mello (PTC), Sílvio Barros (PP) e Wilson Quinteiro (PSB). Todos descrevem que a campanha será ''franciscana''. Abaixo o histórico e as principais propostas dos candidatos.
Leia mais:
Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Da Folha de Londrina