Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oposição critica aumento de vagas no TJ

Maria Duarte - Folha do Paraná
16 jan 2001 às 10:23

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Além criticar a venda da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e brigar pela instalação das CPIs do Padágio e dos Jogos Mundiais da Natureza, logo no inicío dos trabalhos da Assembléia Legislativa, no dia 15 de fevereiro, a oposição pretende polemizar em torno do destaque no anteprojeto de autoria do Poder Judiciário, que cria oito novos cargos de desembargador, 20 de juiz do Tribunal de Alçada e 12 de juiz de Direito substitutos em segundo grau. O anteprojeto depende da aprovação dos deputados.

"O Tribunal de Justiça vai ter que provar que há viabilidade financeira para criar esses cargos", disse o deputado Nereu Moura, líder do PMDB na Assembléia Legislativa. Ele acredita que antes de criar novos cargos o Judiciário precisa melhorar salários e a infra-estrutura já existente nas comarcas. "Essa matéria precisa ser muito bem analisada e levar o tempo que for necessário nas comissões permanentes", ponderou.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A criação dos cargos é um destaque do anteprojeto, que altera também os dispositivos do Código de Organização e Divisão Judiciárias. Está prevista também a criação de novas comarcas e cartórios. O líder da bancada de oposição, Orlando Pessuti (PMDB), acredita que é necessário redistribuir o trabalho entre os cartórios. "Alguns são verdadeiras minas de ouro e outros não rendem nem cascalho", argumentou. Pessuti disse que ainda não teve acesso aos detalhes do anteprojeto, mas disse que se a criação de novos cargos for paga com recursos do próprio poder, não vê problemas. "Vai ajudar a agilizar a Justiça", comentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Incluindo Bolsonaro

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

Imagem de destaque
Caso seja processado

Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe

Imagem de destaque
Investigado pelo STF

Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível

Imagem de destaque
Prefeitura de Londrina

Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo


A meta do novo presidente do Tribunal de Justiça, Vicente Troiano Netto, que toma posse no dia 1º de fevereiro, é justamente agilizar a Justiça. Para isso, ele depende diretamente da aprovação do anteprojeto. O desembargador já avisou que os recursos para a criação de novos cargos virá da parcela que o Poder recebe.

Pela Lei de Responsabilidade Fiscal, aprovada em maio deste ano, os Estados podem comprometer até 60% da receita corrente líquida com pagamento de servidores ativos e inativos. O limite com pessoal estabelecido para o Judiciário é de 6%. De acordo com a Associação dos Magistrados do Paraná, o Estado tem hoje cerca de 780 juízes, entre ativos e inativos, número que Troiano considera defasado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo