O líder do PMDB Nereu Moura quer convocar a vice-governadora Emília Belinati (PTB) para depor na Assembléia Legislativa nos próximos dias. A proposta foi feita um dia depois dos deputados oposicionistas pedirem o afastamento da vice-governadora por causa da prisão do marido, o ex-prefeito de Londrina Antonio Belinati (sem partido).
Belinati teve seu mandato cassado em junho do ano passado e foi preso na última sexta-feira em Londrina. Ele é acusado do desvio de recursos públicos.
O deputado Nereu Moura diz que sua proposta deveria ser aceita pela vice-governadora. "Ela deve estar desejando vir à tribuna prestar esclarecimentos e para revelar a verdade sobre o envolvimento do governo do Estado com o ex-prefeito de Londrina. É a chance da vice-governadora se explicar, porque até agora ela não se pronunciou publicamente a respeito."
Leia mais:
Bolsonaro deixou país para evitar prisão e esperar desfecho do 8/1, conclui PF
Braga Netto teve participação concreta em atos golpistas, diz PF
Investigados por golpe obtiveram informações da delação de Mauro Cid
“Lula não sobe a rampa”: documento apreendido pela PF planejava impedir posse
A convocação de Emília Belinati precisa ser analisada pelos 14 deputados que compõem a bancada de oposição na Assembléia.
O deputado Waldyr Pugliesi (PMDB) líder das oposições na Casa afirma que uma comissão de parlamentares deve ir ao Ministério Público para solicitar que seja agilizado o pedido de afastamento da vice-governadora feito pela Assembléia no ano passado, quando Belinati foi cassado. Na época o desembargador do Tribunal de Justiça Octávio Valeixo alegou que os deputados não teriam legitimidade para pedir o afastamento de Emília.
Leia mais sobre o assunto na Folha do Paraná/Folha de Londrina desta quarta-feira