Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Trabalho suspenso

Orçamento para 2008 está 'congelado'

Redação Bonde
31 out 2007 às 10:12

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2008 está oficialmente parada na Assembléia Legislativa. Ontem, o presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), confirmou que o Legislativo foi notificado da decisão liminar do Tribunal de Justiça (TJ), que determina suspender a tramitação da LOA até que o governo do Estado modifique a fatia do Orçamento definida ao Ministério Público (MP) para o exercício de 2008.

Pela decisão do TJ, anunciada no último dia 11, o percentual ao MP deve ser de ''até 4%'', como consta na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada no primeiro semestre pelos deputados, e não 3,7%, como consta na LOA enviada recentemente pelo Executivo ao Legislativo. A decisão do TJ é uma resposta a uma mandado de segurança de autoria do MP.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Uma mensagem do governo do Estado alterando a LDO (modificando de ''até 4%'' para 3,7%), justamente com a intenção de anular o objeto do mandado de segurança, já está em análise pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Legislativo. Os deputados são quase unânimes em afirmar que o imbróglio só será resolvido a partir de um diálogo entre o governo e o MP. ''Os dois deveriam ceder para achar uma solução'', disse o relator da LOA na Comissão de Orçamento, Nereu Moura (PMDB).

Leia mais:

Imagem de destaque
Empresa pediu aditivo

Reforma da Câmara Municipal de Londrina deverá ser entregue somente em 2025

Imagem de destaque
Nesta quarta

Comissão da Câmara retoma projeto que prevê voto impresso e recontagem física

Imagem de destaque
Apelo pela paz

ONU aprova conferência para discutir criação de Estado palestino

Imagem de destaque
Entenda

Argentina anuncia reforma migratória que pode afetar brasileiros no país


Pela lei federal 4.320, se o Legislativo não conseguir aprovar a LOA até o final do ano, a LOA de 2007, é que passa a valer também para 2008. ''Se o Orçamento ficar igual é o Judiciário que sai perdendo'', provocou o relator, se referindo ao fato do Judiciário ter tido seu percentual aumentado de 8,5% para 9% de 2007 para 2008, o que equivale a cerca de R$ 50 milhões.

Justus também afirmou que agora a Casa deve ''intermediar as coisas'', mas admitiu que há, de fato, um impasse. ''O MP entrou intempestivamente com aquele mandado de segurança. Aí o governo do Estado rebateu, apresentando a mensagem que altera a LDO. Agora o abacaxi está com o Legislativo.''


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo