4O senador Osmar Dias (PDT-PR) fez um apelo ao presidente da República. Ele pediu para que, juntamente com os governadores, Lula faça cumprir a Constituição no que se refere à reforma agrária.
"O Estado é que precisa fazer valer a lei senão a desordem vai imperar", afirmou. Osmar Dias observou que o que se está vendo hoje é o medo se instalar no campo, o que começa a interferir no preço da terra e na tranqüilidade que o setor precisa para produzir.
Segundo o senador, embora o presidente da República tenha afirmado ontem, em entrevista ao Fantástico, que "a reforma agrária não vai ser feita na marra", mais três fazendas foram invadidas no Paraná neste final de semana.
Leia mais:
Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026
Sede da Câmara de Londrina será entregue dia 10 e vai receber posse, diz presidente
Deputados paranaenses confirmam emendas para o Teatro Municipal de Londrina
Bolsonaro é plano A, posso ser o plano B, diz Eduardo sobre eleição de 2026
Ele disse ainda que, em janeiro, havia 4,1 mil famílias acampadas nas rodovias no Paraná e hoje esse número chega a 14 mil.
Para o senador, essas famílias estão sendo estimuladas por discurso que anuncia uma reforma agrária incapaz de ser desenvolvida, pelo menos com o orçamento previsto.
Para 2004, acrescentou, estão previstos R$ 720 milhões, cerca de 30% menos do que foi orçado para reforma agrário pelo governo anterior.