Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
R$ 24 mil mensais

Outra viúva de ex-governador do PR pede aposentadoria

Catarina Scortecci e Marcela Rocha Mendes/Equipe Folha
21 jan 2011 às 08:21

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma viúva de ex-governador do Paraná solicitou pensão esta semana, que foi marcada pelo protesto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) contra a aposentadoria paga aos ex-governadores de Estado em todo País. Foi a viúva do ex-governador do Estado Adolpho de Oliveira Franco, Rosa Macedo de Oliveira Franco, que passa a receber cerca de R$ 24 mil por mês após liberação da Secretaria de Estado da Administração.

A viúva de Adolpho de Oliveira Franco, que exerceu o mandato de governador do Estado entre maio de 1955 e janeiro de 1956 e faleceu em 2008, só pôde pedir a pensão por conta de uma recente mudança na legislação. No final do ano passado, o deputado estadual Antonio Anibelli (PMDB) apresentou um projeto de lei alterando a exigência de no mínimo um ano de mandato para ter direito ao benefício.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Contando com Rosa, são cinco as viúvas de ex-governadores do Paraná que recebem pensão: são as viúvas de José Richa (que exerceu o mandato entre março de 1983 e maio de 1986); de Bento Munhoz da Rocha Netto (entre janeiro de 1951 e abril de 1955); de José Hosken de Novaes (como substituto, entre julho e setembro de 1980 e entre maio de 1982 e março de 1983); e de Mario Gomes da Silva, que foi interventor do Estado entre outubro de 1946 e fevereiro de 1947.

Leia mais:

Imagem de destaque
STF

Moraes diz que 8/1 demonstrou falência de autorregulação das plataformas

Imagem de destaque
Recurso

STF marca julgamento de ação de Bolsonaro para tirar trama golpista da relatoria de Moraes

Imagem de destaque
11 votos contrários

Vereadores de Londrina rejeitam projeto de lei que autorizava troca de imóveis para sede da Codel e Ippul

Imagem de destaque
Marco Civil da Internet

STF retoma julgamento que pode punir redes sociais por conteúdos de usuários


Além das viúvas, nove ex-governadores de Estado recebem o benefício mensal. Ontem, porém, mais um ex-governador do Paraná também conseguiu a aposentadoria: Orlando Pessuti (PMDB), que requisitou o benefício no começo do ano, conseguiu ontem a autorização da Secretaria de Administração e já vai receber o dinheiro neste mês.


Pessuti ficou como governador do Estado somente entre abril e dezembro do ano passado. Há outros casos parecidos, de políticos que não cumpriram integralmente o mandato, mas recebem a aposentadoria: João Mansur (entre julho e agosto de 1973); João Elísio Ferraz de Campos (maio de 1986 a março de 87); e Mário Pereira (abril de 1994 a 1º de janeiro de 95).

O senador Alvaro Dias (PSDB), que também recebe a aposentadoria desde dezembro último, se negou ontem a comentar sobre um pedido que fez no final do ano passado e que está sendo analisado pela Procuradoria Geral do Estado: ele quer receber cinco anos de retroativo, relativo a um período em que ele tinha direito a receber a aposentadoria, mas ainda não tinha feito a solicitação, conforme noticiado com exclusividade pela FOLHA, quarta-feira. Em seu Twitter, Alvaro escreveu que ''quando concluir o processo burocrático, falarei a respeito da aposentadoria dos ex-governadores''.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo