As obras do chamado PAC da Copa, que se encontram atrasadas, estão entre as prioridades do novo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT). Na primeira reunião que realizou com o secretariado, na sexta-feira (5), ele listou as metas da gestão nos primeiros cem dias de governo.
"Assumi com o governo federal o compromisso de cumprir os prazos de obras relacionadas à Copa e precisamos normalizar a situação", afirmou o prefeito.
Fruet também citou a definição sobre a aplicação dos recursos do metrô e sobre o preço da tarifa de ônibus – temas que estão sendo tratados por duas comissões criadas na última semana. A necessidade de acelerar o cronograma de obras da Linha Verde e de "desatar o nó da licitação dos radares" foram outros pontos abordados na reunião.
Avaliação - "Temos um dever de transparência para com a população e, por isso, deixaremos bem claro em que situação recebemos o município", disse Fruet. Ele garantiou que pretende reduzir gastos e dar máxima transparência à situação encontrada no que diz respeito a contratos, pessoal e licitações.
Leia mais:
Jair Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por tentativa de golpe
Golpismo pode levar Bolsonaro a 28 anos de prisão e a mais de 30 inelegível
Coordenador de equipe de Tiago Amaral fala em ‘portas abertas’ durante transição de governo
PF liga tentativa de golpe e caso da 'Abin paralela' ao indiciar Bolsonaro
A previsão é de que, até a data de aniversário de 320 anos de Curitiba, no próximo 29 de março, uma primeira avaliação já esteja concluída pela equipe.
O secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, falou da importância da fase atual, quando um diagnóstico profundo está sendo realizado em todas as secretarias. "Um bom diagnóstico realizado nestes três primeiros meses é fundamental para o sucesso das ações futuras".
Outras metas - Entre as ações apresentadas como prioridades está também a criação de uma comissão que irá discutir o futuro do sistema de lixo na cidade. "A meta é transformar Curitiba de capital ecológica em capital do desenvolvimento sustentável", contou o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima. Os novos caminhos incluem melhorias nas áreas de gerenciamento de resíduos sólidos, de saneamento e de esgoto, entre outros.
As obras da Linha Verde Norte e Sul, que devem ter o cronograma acelerado, também foram incluídas como prioridade na lista de ações para os 100 primeiros dias.
O prefeito pediu ainda que, neste período, os secretários façam um mapeamento completo da situação de pessoal em cada uma das pastas, com cargos e gratificações.