Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Parlamentares fazem elogios a manifestantes

Redação - Folha do Paraná
19 ago 2001 às 16:35

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade
O deputado José Maria Ferreira (PSDB) diz que a invasão do parlamento ganhou ares de legalidade em razão da falta de sensibilidade do governo e de deputados da situação em não ouvir o clamor das ruas. "Sou um legalista. Mas para que a ordem possa prevalecer, ela precisa exprimir o sentimento da população. Os deputados governistas não seguiram a visão da sociedade. É neste momento que há uma ruptura entre a representantividade e a legalidade."
"Houve um exagero cívico por parte dos estudantes, que salvou o projeto de iniciativa popular", afirma Orlando Pessuti (PMDB), que começou a carreira política nos movimentos estudantis. O deputado diz que os estudantes já haviam marcado uma vinda à Assembléia, no dia 14, para protestar contra a tramitação do projeto de Divanir Braz Palma (PST) que defende a cobrança de mensalidade nas universidades estaduais. Pessuti acredita "que uma coisa ajudou a potencializar a outra".
Waldyr Pugliesi (PMDB), líder da oposição, disse que "ilegítima é a invasão da Assembléia da maneira como a polícia fez, botando cães aqui dentro". "Os jovens estavam representando o pensamento da sociedade, repercutindo suas comunidades e famílias", opina Pugliesi, ex-militante estudantil.
Até Basílio Zanusso (PFL), um dos mais governistas da base aliada, evitou muitas críticas ao movimento. "No regime democrático, toda manifestação tem que ser respeitada, mas o que não pode é quebrar e invadir." Em 30 anos de parlamento, Zanusso, que está no oitavo mandato de deputado, não tinha visto uma manifestação como essa.
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo