O prefeito eleito de Ponta Grossa, Péricles de Holleben Mello (PT) anunciou ontem o seu secretariado, bem como as primeiras mudanças que pretende fazer na estrutura administrativa da prefeitura. A intenção do petista é convocar os vereadores para que já no início do ano apreciem a transformação da atual Secretaria de Saúde para uma autarquia ou fundação, que vai englobar também a atual Fundação Municipal Pronto Socorro. As duas estruturas hoje abocanham cerca de 20% do orçamento municipal.
Na administração do PT, Cultura também deixará de ser uma secretaria para dar lugar a Fundação Cultural, que vai abranger a atual Fundação Educacional de Ponta Grossa e conseqüentemente, a TV Educativa. Já as secretarias da Criança e Adolescente e de Recursos Humanos serão "engolidas" por outras pastas. A da Criança será absorvida pela de Assistência Social, enquanto a de Recursos Humanos passa para a de Administração e Negócios Jurídicos.
Na Saúde, Péricles diz que essa foi a forma encontrada de valorização do setor. Com a transformação em autarquia também fica afastada qualquer possibilidade de desvio de verbas, mesmo que temporariamente, garantiu o prefeito.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
Uma das justificativas para a extinção da Secretaria da Criança está fundamentada nas novas exigências da Lei de Diretrizes da Educação, que transforma, por exemplo, as creches em centros de educação infantil. A partir do próximo ano, essas creches terão acompanhamento da Secretaria de Educação.
Com essas transformações, Péricles pretende enxugar a máquina administrativa e mostrar "que a prefeitura pode ser mantida a um custo bem menor do que o registrado atualmente".
O prefeito eleito voltou a salientar que pretende pedir uma auditoria na prefeitura já no início do seu governo. "Além de promessa de campanha, a auditoria é uma necessidade do governo", acredita. Mais uma vez, reforçou o compromisso de fazer um governo transparente e fez uma nova promessa: "os vereadores da nossa base de sustentação jamais, nos próximos quatro anos, vão votar contra o pedido de qualquer informação que parta do Legislativo sobre a atuação do Executivo".
Equipe administrativa do PT em Ponta Grossa:
- Chefe de Gabinete - Valdenor Paulo do Nascimento
- Fundação Cultural - Ana Maria de Holleben
- Secretaria de Administração e Negócios Jurídicos- Claudimar Barbosa da Silva
- Secretaria de Finanças - Roberto Mistrorigo Barbosa
- Secretaria de Planejamento - Joel Larocca Júnior
- Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) - Roque Dantas Sponholz
- Agência de Fomento Econômico (Afepon) - Luís Valdir Slompo de Lara
- Companhia de Habitação de Ponta Grossa (Prolar) - Ubiratan Martins
- Secretaria de Indústria e Comércio - Sidney Schnekenberg
- Secretaria de Agricultura e Pecuária - Michel Samaha
- Secretaria de Turismo e Meio Ambiente - Jorge Rosas Demiate
- Secretaria de Assistência Social - Solange Barbosa De Moraes Barros
- Fundação Proamor - Maria Lúcia Xavier Da Silva
- Secretaria de Educação - Esméria de Lourdes Saveli
- Secretaria de Saúde - Ricardo Mussi
- Secretaria de Esportes e Recreação - Antonio Carlos Frasson
- Secretaria de Obras e Serviços Públicos - Manoel Henrique Weiber Braga