Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Menos popularidade

Pesquisa aponta queda na avaliação de Lula

Redação Bonde
27 mar 2004 às 12:04
Publicidade
Publicidade

Pesquisa realizada pelo Ibope para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu uma forte queda entre dezembro do ano passado e março deste ano. ]

De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 20 e 25 deste mês, o índice de aprovação ao governo Lula caiu de 66% para 54%, enquanto que o índice de desaprovação saltou de 25% para 39%.

Publicidade
Publicidade


Houve também uma queda no índice de confiança da população no presidente Lula, de 69% para 60%. Segundo o levantamento, 36% dos entrevistados disseram não confiar no presidente. Em dezembro de 2003, essa índice era de 26%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Poda polêmica

Construtora contesta multa por corte de ipês em reforma da Câmara de Londrina

Imagem de destaque

STF valida norma que autorizou divórcio direto no Brasil

Imagem de destaque
Saiba mais

Senadores aprovam protocolo de proteção às mulheres

Imagem de destaque
Entenda

Tominaga, Líder de Belinati, quer votar só dois PLs do Plano Diretor em 2023


As ações do governo para combater o desemprego, controlar a inflação e a política de juros foram alguns dos itens com maiores índices de desaprovação apurados na pesquisa.

Publicidade


As ações de combate ao desemprego foram desaprovadas por 63% dos entrevistados, enquanto que o combate à inflação teve uma desaprovação de 53% e a política de juros de 50%.


A pesquisa mostra que a maioria da população acredita que a principal tarefa do governo petista em 2004 é promover o crescimento e o emprego, itens citados por 58% dos entrevistados.

Publicidade


O segundo item citado como tarefa principal do governo Lula foi a melhoria dos salários, indicado por 21% dos entrevistados. Para os próximos dois anos, 31% dos entrevistados acreditam que a redução dos impostos deve ser a ação mais importante a ser tomada no governo Lula.


A proposta de lançamento de uma política industrial, que deve ocorrer na semana que vem, também foi bem avaliada na pesquisa. Para 46% dos consultados, essa política trará um grande impulso para a economia brasileira.


Praticamente metade dos entrevistados, 48%, disseram que a inflação vai aumentar nos próximos seis meses. A expectativa com relação a desemprego também não é favorável. Na avaliação de 54% dos entrevistados pelo Ibope, os próximos seis meses prometem um aumento no número de desempregados no País.

A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 151 municípios do País e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.


Publicidade

Continue lendo

Últimas notícias

Publicidade