Apesar do crescimento constante do presidenciável petista Luiz Inácio Lula da Silva, a maior probabilidade no momento é de haver segundo turno na eleição deste ano. Segundo avaliação do Instituto de Pesquisa Sensus, hoje as chances de Lula ganhar no primeiro turno direto seria de apenas 10%.
De acordo com a pesquisa Sensus encomendada pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) e divulgada há pouco, Lula tem 40,6% da preferência do eleitorado; Serra tem 18,8% e Garotinho 15,1%. Os três candidatos cresceram em relação ao levantamento anterior, quando tinham respectivamente 37,7%, 17,1% e 13,3%. O único presidenciável que caiu nesse levantamento foi Ciro Gomes (PPS), que caiu de 18,3% para 12,7%. A sua ida ao segundo turno é quase que desconsiderada nesta momento.
Mas o cenário para um eventual segundo turno permanece indefinido. Segundo o diretor-presidente do Sensus, Ricardo Guedes, é plausível um segundo turno entre Lula e Serra (PSDB), ou Lula e Anthony Garotinho (PSB). Nas simulações de segundo turno, Lula vence todos os candidatos. Ele teria 53,4% contra 35,2% de Serra; 53,3% contra 35,5% de Garotinho e 53,6% contra 34,1% de Ciro. O Instituto Sensus ouviu 2 mil pessoas em todo o País, entre os dias 27 e 29 de setembro. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.