A Polícia Federal do Paraná prendeu nesta sexta-feira o empresário Amauri Cruz Santos, acusado de fraudar a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam). A prisão temporária por 24 horas foi pedida pelo procurador do Ministério Público (MP) federal do Tocantins, Mário Lúcio Avelar, para que Cruz Santos prestasse depoimento aos procuradores do MP em Palmas, a capital do estado.
O empresário já havia sido intimado a depor no Tocantins, mas alegou falta de recursos para comparecer à reunião com os procuradores. "O que me parece estranho é que a União já deu tanto dinheiro para ele e mesmo assim ele não tinha recursos. Mas não tem problema, agora ele tem um avião e um hotel da União para prestar os esclarecimentos", ironizou Avelar. Cruz Santos é acusado de receber R$ 4,4 milhões para facilitar a aprovação do projeto Usimar junto à Sudam.
Além do projeto Usimar, que previa a construção de uma fábrica de autopeças no Maranhão, Avelar afirma que Cruz Santos estaria envolvido em pelo menos cinco outros projetos fraudulentos.
Leia mais:
CPI das Bets convoca Gusttavo Lima para depor sobre envolvimento com empresas de apostas irregulares
Assembleia Legislativa do Paraná aprova distribuição de medidor digital de glicose
Bolsonaro ensaia defesa jurídica em post e é contestado por especialistas
Projeto de Lei prevê aporte de R$ 23 milhões na Ceasa
O primeiro depoimento de Cruz Santos ao MP foi prestado em Curitiba, no dia 9 de maio. Na ocasião ele confirmou ter recebido a verba para facilitar a aprovação do projeto Usimar do empresário curitibano Theodoro Hubner Filho, mas disse que não tinha como saber se o dinheiro vinha da Sudam ou não.
Não é a primeira vez que Cruz Santos é denunciado pelo MP. O empresário é um dos réus das denúncias sobre irregularidades na AMA-Comurb, que resultaram no afastamento de Antonio Carlos Belinati (sem partido) da Prefeitura de Londrina. Cruz Santos também já foi presidente do Coritiba Football Clube, tendo sido afastado do comando do clube por má gestão financeira.
*Leia mais sobre o assunto na edição de sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.