A Polícia Militar do Paraná já está a postos para as eleições. Praticamente todo o efetivo da corporação será mobilizado para garantir a segurança e o cumprimento da legislação eleitoral neste domingo mas, mesmo assim, o comando da PM admite que é impossível garantir policiamento constante em todos os 5.270 locais de votação no Estado, como deseja a Justiça Eleitoral do Estado.
De acordo com o coronel Gilberto Foltran, comandante geral da PM, as principais preocupações são evitar a propaganda de boca de urna e a venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos. A Lei Seca -determinada pela Secretaria de Segurança Pública- vale a partir da zero hora até a meia-noite do dia 6.
No Paraná, 9.176 homens e 1.726 viaturas estarão nos locais de votação, além de fazer o policiamento normal. O coronel Foltran explica que serão feitas rondas periódicas nas diversas seções. Ele calcula que seriam necessários mais de 10 mil homens para garantir o policiamento constante em todos os locais.
Leia mais:
Cotada para a Saúde, superintendente do HU entra na equipe de transição em Londrina
Belinati defende licitação para compra de uniformes e diz que a 'bola está com o TCE'
Moraes autoriza transferência para Brasília de general e tenente-coronel presos por trama golpista
Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal
A ordem do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) nestas eleições é evitar totalmente a propaganda irregular no dia da eleição. Até 2000 era permitido o trabalho dos cabos eleitorais, desde que a 200 metros dos locais de votação.
Agora, a distribuição de santinhos, adesivos ou qualquer tipo de material de candidato, está proibida. Também é vedado o uso de alto-falantes e amplificadores de som, comícios ou carreatas, e proibida a aglomeração de pessoas com material de publicidade de candidatos. A lei permite, no entanto, que o eleitor vá à seção eleitoral usando boné ou camiseta do seu candidato, desde que fique quieto e não faça propaganda.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.