Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Investigação

Polícia do Rio intima Bonner e Renata após censura no caso das 'rachadinhas' de Flávio Bolsonaro

Gabriel Sabóia e Luís Adorno - Folhapress
04 dez 2020 às 15:34
- Reprodução/Globoplay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Polícia Civil do Rio intimou William Bonner e Renata Vasconcellos, apresentadores do Jornal Nacional (TV Globo), a depor por suposto crime de desobediência a uma decisão judicial relacionada a publicações que envolvem a investigação das "rachadinhas" no então gabinete de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio.


Procurada, a TV Globo informou que não se manifesta sobre procedimentos legais em curso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A emissora foi proibida judicialmente de publicar informações sigilosas sobre o caso, que envolve o senador Flávio (Republicanos-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), e o ex-assessor dele Fabrício Queiroz.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prisão de mandantes

'Dia histórico para a democracia brasileira', afirma família de Marielle em nota

Imagem de destaque
Três são presos

Linha do tempo mostra seis anos de investigação do caso Marielle

Imagem de destaque
Momento significativo

'Crime foi esclarecido, mas novos elementos podem surgir', diz Lewandowski

Imagem de destaque
Peixe grande

Polícia Federal prende três suspeitos de encomendar morte de Marielle Franco


Os depoimentos de Bonner e Renata foram pedidos no contexto de investigação policial sobre suposta "desobediência a decisão judicial sobre perda ou suspensão de direito".

Publicidade


Os mandados de intimação, feitos pelo delegado Pablo Dacosta Sartori e obtidos pela reportagem, foram emitidos na tarde de quarta-feira (2).


De acordo com os documentos, ambos são intimados a comparecer à sede da DRCI, no bairro de Benfica, na zona norte do Rio, na próxima quarta (9). Renata às 14h, e Bonner às 14h30.

Publicidade


Ainda segundo os mandados de intimação, caso os jornalistas deixem de comparecer sem justificativa no local, data e horário estipulados incorrerão em "crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal".


A Globo ficou impedida em setembro de publicar reportagens que mostrassem documentos sigilosos sobre Flávio Bolsonaro por decisão de Cristina Feijó, juíza da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio, que atendeu a pedido feito pelo senador por meio de seus advogados, Rodrigo Roca e Luciana Pires.

Publicidade


Na ocasião, a Globo afirmou que a decisão judicial é um cerceamento à liberdade de informar, uma vez que a investigação é de interesse de toda a sociedade.


ENTENDA O CASO

Publicidade


Flávio Bolsonaro é acusado pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio) por peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa em suposto esquema do qual faria parte seu então assessor Fabrício Queiroz, amigo do presidente Bolsonaro e demitido em 2018 após vierem à tona os primeiros indícios de irregularidades no gabinete do filho do presidente na Assembleia do Rio.


Queiroz, que foi detido em Atibaia (SP) em junho passado e cumpre prisão domiciliar no Rio, é apontado como o operador de um esquema de "rachadinhas" em que funcionários do então gabinete de Flávio devolviam parte de seus salários.


Uma denúncia foi apresentada contra ambos e mais 15 investigados, entre eles ex-assessores, no Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio –se aceita, eles se tornarão réus.

O MP-RJ aponta o senador como o líder do esquema ao dizer que ele foi beneficiado por meio de lavagem de dinheiro em negócios imobiliários e pagamentos de boletos de despesas da família por Queiroz.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade