Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Para o Congresso

PPP vai construir mega estacionamento na Esplanada

Agência Estado
31 jan 2013 às 19:32

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo do Distrito Federal apresentou o projeto de construção de um mega estacionamento subterrâneo na Esplanada dos Ministérios para atender, principalmente, o Congresso Nacional. A proposta da obra foi sugerida pelos presidentes das duas Casas, deputado Marco Maia (PT-RS) e senador José Sarney (PMDB-AP), ao governador Agnelo Queiroz (PT-DF) como forma de suprir o déficit de vagas, estimada em 7.500, para os carros que buscam parar nas proximidades do prédio do Congresso. Nesta quinta-feira, em reunião com o governador, Maia e Sarney deram aval para a proposta.

Os números são superlativos: 340 mil metros quadrados de área construída em quatro pavimentos distintos, garagem com a criação de 10 mil vagas para carros, esteiras rolantes para facilitar a locomoção do público, praça de alimentação e área para a instalação de prestadores de serviços e bancos, que atualmente têm suas agências nas dependências do Congresso.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


O governador não soube estimar o valor total da obra que será executada dentro de uma Parceria Público-Privada (PPP). "Não haverá desembolso do governo", disse Agnelo. A empresa vencedora da licitação ficará responsável pela obra e, depois, pela exploração do serviço, que será pago. "Nós faremos um espaço subterrâneo para dar conforto e preservar o projeto arquitetônico de Brasília. Há uma necessidade (do Congresso) e uma demanda concreta da cidade (por estacionamento)", disse Agnelo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Lei de IA é aprovada no Senado com previsão de remuneração de direitos autorais

Imagem de destaque
Plano Diretor

Ministério Público recomenda alterações no Parcelamento do Solo em Londrina

Imagem de destaque
Já foi acusado de corrupção

Ademar Traiano antecipa votação e é eleito presidente da CCJ da Alep

Imagem de destaque
Aniversário de Londrina

Câmara de Londrina faz entrega simbólica de reforma da sede oficial

O Plano Piloto de Brasília, incluindo a Esplanada, é declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e não pode sofrer alterações visuais que descaracterize o projeto original. A previsão é que o edital com as regras de licitação seja lançado dentro de três meses e a obra concluída entre dois e três anos. Agnelo afirmou que a construção do estacionamento, beneficiando o transporte individual, não vai anular sua proposta de ampliar o transporte público no Distrito Federal.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo