Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Região de Londrina

Prefeito de Sertanópolis é considerado analfabeto pela Justiça Eleitoral

Viviani Costa - Grupo Folha
22 set 2016 às 09:48

Compartilhar notícia

- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O prefeito de Sertanópolis (Região Metropolitana de Londrina), Aleocidio Balzanelo (PDT), mais conhecido como Tide Balzanelo, teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral. O candidato à reeleição pela coligação "Sertanópolis em boas mãos" foi considerado analfabeto, o que o torna inelegível.

Na decisão, o juiz eleitoral Gabriel Gonzalez Vieira destacou que Balzanelo passou por um teste de alfabetização aplicado de acordo com a legislação eleitoral, já que o candidato não apresentou comprovante de escolaridade. A avaliação "demonstrou que o candidato não possui capacidade de compreender o que lhe é perguntado, responder de acordo com este entendimento e de usar a leitura e escrita, não podendo, portanto, ser considerado alfabetizado".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em uma das perguntas, Balzanelo teria que mencionar duas competências do prefeito segundo a Lei Orgânica do Município anexada à folha de respostas. "Fico despachando o dia inteiro e também visitando obras. Adiministro (sic) minhas propriedade (sic) com uma equipe escolhida e formada por mim [...]", escreveu o atual prefeito de Sertanópolis. Para o juiz, as respostas demonstraram que o candidato "não consegue correlacionar sua resposta ao grau mínimo de entendimento que se exige de uma pessoa que pretende ocupar cargo de tamanha importância como o de prefeito". Falhas na documentação apresentada pelo PDT também contribuíram para a decisão.

Leia mais:

Imagem de destaque

Lula tem dreno removido, segue lúcido e bem, informa boletim médico

Imagem de destaque
Limpeza da pauta de 2024

Câmara de Londrina vota Orçamento e Plano Diretor em sessão extraordinária

Imagem de destaque
Polêmica

Câmara aprova castração química para condenados por pedofilia

Imagem de destaque
Estratégia inovadora

Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos


A candidatura de Edson Pedro Almeida Filho (PSC) ao cargo de vice-prefeito pela mesma chapa também foi indeferida. Assim como o PDT, o juiz apontou que há falhas na documentação relacionada ao PSC. Dessa forma, a situação dos 12 candidatos a vereador pelos dois partidos está pendente na Justiça Eleitoral.

Publicidade


DEFESA


A campanha de Balzanelo pode ser realizada normalmente, já que ainda cabe recurso da decisão. Procurado pela reportagem, o prefeito estava em reunião durante a tarde de ontem. Em nota enviada à FOLHA, a advogada Thatiana Maria de Souza, que defende Tide, disse que "recebeu com surpresa e indignação" a decisão da Justiça Eleitoral.


"Entendemos que a decisão foi equivocada ao passo que o candidato ‘Tide Balzanelo’, embora tenha cursado apenas os anos iniciais do ensino fundamental, possui domínio da leitura e escrita", diz a nota. "Tal comprovação, inclusive, já foi atestada pela própria Justiça Eleitoral em eleições anteriores quando da análise dos pedidos de registro de candidaturas dos mandatos de vereador (duas legislaturas), vice-prefeito (dois mandatos) e prefeito (atual mandato)."

Os advogados da coligação vão recorrer da decisão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo