Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Proposta

Prefeitos paranaenses querem participação na CPMF

Luciana Pombo - Folha de Londrina
13 mai 2003 às 08:40

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os prefeitos do Paraná apresentaram nesta segunda-feira aos deputados estaduais e federais do chamado ''Bloco Municipalista'' proposta de emenda à Reforma Tributária costurada pelo governo federal.

Dentre as sugestões estão o repasse de 22,5% da arrecadação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para as prefeituras, repasse de 50% do valor dos royalties para rateio entre os municípios paranaenses, aumento de 22,5% para 27% da parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e isenção do pagamento do Programa de Integração Social (PIS).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


''Temos que melhorar as nossas condições financeiras'', afirmou Joarez Lima Henrichs (PFL), presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e prefeito de Barracão.

Leia mais:

Imagem de destaque
Compra de votos

Eleição de 2024 tem suspeita de fraude por transferência em massa de eleitores entre cidades

Imagem de destaque
Em 19 de dezembro

Câmara de Londrina marca nova audiência para debater o Código Ambiental

Imagem de destaque
Eleições de 2026

Indiciamento de Bolsonaro alavanca outras candidaturas de direita no Brasil

Imagem de destaque
Não há substitutos

Bolsonaro rebate Eduardo e, mesmo inelegível, diz ser 'plano A, B e C' para 2026


O deputado federal Max Rosenmann (PMDB) recebeu as reivindicações dos prefeitos e se comprometeu a brigar por todas elas.

Publicidade


No entanto, antes de tentar distribuir os dividendos da CPMF, ele disse que vai defender a extinção do imposto.


''A CPMF não existe em nenhum lugar do mundo. Exceto na Austrália. Só que lá, o valor é de 0,0001% e só serve para auxiliar e agilizar futuras quebras de sigilo'', argumentou.

Publicidade


A Reforma Tributária está sendo discutida na Câmara Federal.


Os deputados têm o prazo de 60 dias para a apresentação de emendas na Comissão de Orçamento, que tem pouco mais de 30 membros.

Publicidade


Até setembro, ela passará por duas votações na Câmara e outra no Senado.


''A grande importância da reforma é acabar com os impostos em cascata e incentivar a exportação. O Brasil só responde hoje por 0,5% do mercado externo por causa dos impostos'', afirmou Rosenmann.


Para os deputados estaduais, os prefeitos pediram repasse de 80% do valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), aumento de 25% para 30% da participação no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e divisão do ICMS Ecológico entre Estado e municípios.

O deputado estadual José Maria Ferreira (PDT), integrante da comissão de orçamento da Assembléia Legislativa, se comprometeu a auxiliar os prefeitos na discussão da reforma tributária do Paraná.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo