O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati assinou, na tarde desta terça-feira (1°), o projeto de lei que solicita autorização para criação de 531 novas vagas para o cargo de professores da Educação Básica, com jornada de 30 horas semanais. A medida, se aprovada pela Câmara de Vereadores, viabiliza a contratação dos docentes aprovados no Concurso Público nº 142/2022, que foi realizado no final de 2022.
Com a assinatura, o projeto de lei seguirá para o Legislativo, onde será avaliado e votado pelos vereadores. O ato foi acompanhado pela secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, e pelos vereadores Emanoel Gomes, que é o presidente da Câmara; Eduardo Tominaga, representante do Executivo; Profª Flávia Cabral e Mestre Madureira.
Para o prefeito, a contratação de mais 531 professores para a Educação Básica será um momento histórico para a cidade. “Esses professores vão atuar em sala de aula e, também, como professores de apoio, para crianças que precisam de atendimento especializado com amor, carinho e atenção. E vem para somar às inúmeras ações da Prefeitura que resultaram na melhora do IDEB e da qualidade do ensino em nossa cidade. Parabenizo a equipe da Secretaria de Educação, só agora em 2023 já contratamos 900 novos professores e, durante o nosso mandato, mais de 2 mil professores. É uma ação histórica de Londrina”, frisou.
Leia mais:
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Alep adiciona oito mil sugestões populares ao orçamento do Paraná
Previsto no Lote 4, Contorno Leste deve ficar para depois de 2030
CCJ da Câmara dos Deputados aprova impressão e recontagem de votos
De acordo com a secretária municipal de Educação, as contratações de novos professores vem para atender a demanda da rede municipal de profissionais efetivos com uma carga horária maior. “Fizemos o concurso no final do ano passado, já chamamos 369 professores e vamos chamar, ainda em 2023, mais 531 professores, a partir da criação dessas vagas. A rede municipal de educação necessita de professores de apoio e de professores na sala de aula, e temos bastante gente contratada por teste seletivo que está encerrando o prazo. Então, para organização da rede até o final do ano, esses 531 professores vão fazer muita diferença. Estamos muito ansiosos esperando por eles, e com certeza essa vai ser uma notícia comemorada na cidade inteira”, detalhou.
Maria Tereza explicou que as contratações de docentes com jornada de 30 horas semanais está sendo feita desde a primeira convocação do Concurso Público nº 142/2022. “Ainda temos professores de 20h/semanais atuando na rede, que passaram em outros concursos. Mas os novos concursos e novos chamamentos serão todos de professores de 30 horas. E esse concurso envolve apenas docência da Educação Básica, ou seja, 1° ao 5° ano e Educação Infantil”, acrescentou.
O vereador e líder do prefeito na Câmara Municipal, Eduardo Tominaga, considera a proposta muito importante e prevê uma tramitação ágil no Legislativo. “Viemos aqui a pedido do prefeito e da secretária, justamente para eles explicarem que esse projeto envolve um chamamento de 531 professores, de forma imediata. O concurso já foi realizado, tem professores e professoras esperando. Agora, na Câmara, vamos conversar com os membros das comissões e com os servidores técnicos que são responsáveis pelos pareceres. É muito importante a presença do presidente da Câmara e, também, dos vereadores da Comissão de Educação, justamente pra nos dar esse apoio. Com certeza a gente vai conseguir aprovar, o mais rápido possível, esse projeto tão importante para nossa cidade”, completou.