O Ministério Público do Paraná investiga se mulheres de pastores evangélicos foram usadas como "funcionárias fantasmas" no gabinete do deputado estadual Pastor Edson Praczyk (PRB). Elas foram contratadas como servidoras comissionadas da Assembleia Legislativa e recebiam sem ir trabalhar.
De acordo com o Paraná TV, da RPC TV, a denúncia aponta que o deputado é suspeito de receber os valores em nome das "fantasmas". O caso teria surgido no primeiro mandato do parlamentar, entre 2001 e 2003. Uma funcionária do político tinha autorização para movimentar as contas bancárias de todos os empregados do gabinete.
A servidora, conforme o Paraná TV, fazia os repasses em seguida ao deputado. A assessora - com vencimentos na casa dos R$ 10 mil - atualmente está lotada no gabinete de outro deputado, mas segue trabalhando para o pastor na Assembleia.
Leia mais:

Na COP28, Brasil buscará fundo para florestas e limite de 1,5°C para aquecimento global

Por 9x1, STF decide manter Zambelli ré por perseguição armada

STF: Especialistas analisam impacto da proposta que limita poderes da Corte

Ibama multa Paraná por plantar espécie exótica em obra de revitalização de praia
O deputado não quis comentar a denúncia. Praczyk é presidente do Conselho de Ética.