Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Votação

Presidente do TSE diz que números sairão rapidamente

Jornal do Brasil
19 set 2002 às 10:42

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente do TSE, ministro Nelson Jobim, disse nesta quarta-feira que um telão principal instalado no tribunal informará, de dez em dez minutos, a partir das 19 horas do dia 6 de outubro, a totalização nacional dos votos para presidente da República. O resultado final será conhecido por volta da meia-noite, mas às 21 horas já estarão contabilizados 90% dos votos em todo o país. Jobim inaugurou o Centro de Divulgação do TSE. Montado para atender à imprensa, o centro vai contar com 82 computadores e outros nove telões.

Segundo o ministro, os tribunais regionais vão enviar ao TSE a totalização dos votos de vinte em vinte minutos, a partir das 17 horas do dia das eleições - hora marcada para o encerramento da votação. A primeira totalização nacional para presidente aparecerá no telão principal às 19 horas, porque ainda serão 17 horas no Acre. A partir de então, os resultados parciais serão exibidos a cada dez minutos. Haverá um telão especial com os resultados da eleição presidencial por estados, e outro por regiões. Os quarto e quinto telões vão exibir as totalizações para os governos estaduais e o Senado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente do TSE informou que 36 países mostraram interesse em acompanhar de perto o sistema de votação e apuração eletrônicas do Brasil. Todos receberam convites formais do Itamaraty. Jobim negou que alguma organização não-governamental tenha pedido para fiscalizar as eleições.

Leia mais:

Imagem de destaque
Investimento na cultura

Núcleo empresarial de Londrina defende recursos para o Teatro Municipal

Imagem de destaque
Eleições municipais de 2024

Abstenção recorde em Londrina levanta debate: "voto facultativo" ou desinteresse?

Imagem de destaque
Transição

Gerson Guariente avalia que o Orçamento de 2025 será difícil de ser realizado por Tiago Amaral

Imagem de destaque
Água no chope do pobre

Isenção de IR para quem ganha até R$ 5.000 só ocorrerá com condições fiscais, dizem Lira e Pacheco


- A fiscalização internacional, de qualquer tipo, seria inadmissível. Seria o mesmo que um país ou organização pretender fiscalizar o processo legislativo brasileiro. Isso é impensável. O interesse dos países decorre do universo de eleitores no Brasil. Esperamos que votem entre 98 milhões e 102 milhões de pessoas. Na Europa, há dias, quando eu falava em milhões, eles perguntaram se eu não me referia a milhares - explicou o ministro.

Jobim refutou, mais uma vez, a possibilidade de hackers penetrarem no sistema de votação e apuração eletrônicas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo